22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Paraná

Nova Ferroeste marca audiência pública em Guarapuava

Serão discutidos os impactos ambientais do projeto de aproximadamente 1.300 Km's de extensão e as medidas de compensação da fauna e da flora

ferroeste_21

A Nova Ferroeste terá aproximadamente 1.300 quilômetros (Foto: Jonathan Campos/AEN)

Entre os dias 16 e 27 de maio vão ocorrer sete audiências públicas da Nova Ferroeste. Desse modo, em Guarapuava o encontro ocorre no dia 26 de maio. Nessa audiência devem estar presentes os municípios de Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Marquinho, Goioxim, Candói e Inácio Martins.

Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN) a discussão envolve os impactos ambientais do projeto de aproximadamente 1.300 quilômetros de extensão. Além disso, os municípios debatem as medidas de compensação da fauna e da flora.

A Nova Ferroeste vai escoar toneladas de soja, milho e proteína animal, com captação de cargas de outros países, seguindo para o Porto de Paranaguá. Sendo assim, este vai ser o segundo maior corredor de exportação de grãos e contêineres refrigerados do País, projeto pensado para o desenvolvimento econômico do Paraná.

AUDIÊNCIAS

A Nova Ferroeste vai percorrer 49 municípios, oito no Mato Grosso do Sul e 41 no Paraná. O primeiro encontro vai ocorrer em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Em seguida a discussão de pontos importantes do projeto ocorre em Guaíra, Cascavel, Paranaguá, São José dos Pinhais, Guarapuava e Irati.

A escolha do Ibama levou em conta a disposição geográfica dos municípios ao longo do traçado e as interferências ambientais. Entre os conteúdos abordados estarão os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), com mais de três mil páginas. Para o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, essa é uma das etapas mais importantes do empreendimento.

É quando os estudos são abertos para a sociedade, que vai poder trazer as suas contribuições. Dessa maneira teremos certeza de que estamos realizando o melhor projeto do ponto de vista socioambiental.

De acordo com Fagundes o cronograma de duas semanas prevê encontros híbridos. As audiências fazem parte do processo de licenciamento ambiental da Nova Ferroeste e da obtenção da Licença Prévia (LP). Por fim, o conteúdo do Relatório de Impacto Ambiental está disponível no site da Nova Ferroeste, do Ibama e na sede das prefeituras dos 49 municípios.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo