Irati recebeu nessa sexta (27) a última das sete audiências públicas do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Nova Ferroeste. Conforme as informações, as discussões reuniram 264 participantes, 125 presenciais e 139 virtuais. Em Guarapuava, na noite de quinta (26), 219 pessoas participaram, 106 presenciais e 113 virtuais.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, uma equipe formada por seis técnicos do Ibama também dedicou os dias das audiências no Centro-Sul e na Região Central às vistorias dos locais indicados no traçado da Nova Ferroeste. Eles também visitaram pequenas propriedades rurais e conversaram com moradores locais.
O município de Irati conhece bem a rotina com os trilhos por conta da passagem da Malha Sul, vinda do Norte do Estado em direção ao Litoral. Com a Nova Ferroeste, a Região vai receber uma segunda linha, que vai passar por áreas mais afastadas do município. Assim como em Guarapuava, também acostumada com a atual Ferroeste, o traçado vai respeitar o plano diretor e as projeções da administração municipal.
Nas duas cidades os questionamentos priorizaram os pontos exatos do trajeto proposto, bem como dúvidas sobre desapropriação e indenização das propriedades localizadas no caminho. O traçado apresentado ainda está na fase preliminar e pode sofrer alterações.
O dono e a empresa/consórcio que for construir e explorar a futura estrada de ferro devem discutir as desapropriações e valores de indenização. Esse processo vai fazer parte de um programa específico e acompanhado pelo Ibama.
Além disso, um dos pontos de maior atenção nesta etapa final das audiências também foi a Serra da Esperança, que está em Área de Proteção Ambiental. Assim, transpor esse local será um grande desafio de engenharia, construindo túneis e viadutos para diminuir o impacto sobre a mata nativa.
PROJETO E SUGESTÕES
Questionamentos, comentários e sugestões sobre o tema ainda podem ser registrados até o dia 12 de junho no e-mail da Coordenação de Licenciamento Ambiental de Transportes (cotra.sede@ibama.gov.br) ou da Diretoria de Licenciamento Ambiental (dilic.sede@ibama.gov.br) do Ibama.
Ao todo, a Nova Ferroeste vai cruzar o limite de 41 cidades do Paraná e oito do Mato Grosso do Sul. A orientação é para que os trechos da ferrovia evitem cruzar as cidades. Por fim, no site da Nova Ferroeste há um link sobre a proposta.
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