22/08/2023
Cotidiano

Nova Geração encanta público da região

imagem-9168

Pinhão – O grupo teatral Nova Geração de Pinhão vem encantando platéias em vários municípios da região. Segundo o coordenador Edílson José da Rosa, o Xiru, mais de 7 mil pessoas já assistiram a peça teatral “O que é isso companheiro?”, que retrata de uma maneira divertida os danos causados pelos homens ao meio ambiente. “É uma comédia com 45 minutos de apresentação que enfoca o meio ambiente, o efeito estufa e outros problemas ambientais. É uma forma divertida de fazer com que as pessoas reflitam sobre o tema”, disse Xiru.
Trabalhando com teatro há 11 anos, Xiru disse que a sociedade em geral ainda não aprendeu a valorizar e apreciar as peças teatrais. “Desde a adolescência eu trabalho com teatro e sempre com muito sacrifício”. Atualmente o grupo é formado por 15 pessoas entre adolescentes e adultos.
Tudo fica por conta dos atores, texto, figurino e o cenário. “Geralmente sou eu quem escreve os textos, mas sempre discuto com os demais e a gente acaba fazendo algumas adaptações”, conta o coordenador.
Os convites para apresentações em outros municípios vieram depois que a peça “O que é isso companheiro?” foi encenada em Faxinal do Céu em um evento da Secretaria do Estado do Meio Ambiente. “O pessoal que assistiu gostou e começaram a surgir os convites. Já apresentamos em Vera Cruz, Palmas, Mangueirinha e no último final de semana, estivemos na cidade de Ibema”, conta ele.
Quem quiser conhecer mais do grupo, pode acompanhar os ensaios que acontecem todo sábado no salão de festas da Igreja Matriz Divino Espírito Santo das 16 horas às 17h30.
Além da peça “O que é isso companheiro?”, o grupo está preparando a apresentação de uma fábula, “O pequeno Imperador”. “É uma peça infantil, que queremos apresentar nas escolas, também é muito divertida e a garotada vai adorar”, disse Xiru.
Arrecadação de renda
No dia 17 de outubro, o grupo teatral Nova Geração estará promovendo um show com o humorista Paulinho Mixaria. O evento será no salão de festas da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, às 21 horas. Os ingressos podem ser adquiridos antecipados por 15 reais. O objetivo do evento é arrecadar fundos para a manutenção do grupo. “O teatro é uma arte que educa e diverte, mas tudo tem custos. Contamos com alguns apoios, mas sempre estamos precisando de recursos financeiros, até mesmo para investir em apresentações futuras”, afirma Xirú. (Fatos do Iguaçu)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.