22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Nova Geração organiza reconstrução após tornado devastador

Em meio à dor pela perda de um companheiro e destruição de moradias, moradores precisam de apoio financeiro urgente para superar a crise

Destroços no Assentamento Nova Geração (Foto: rede sociais)

O Assentamento Nova Geração, em Guarapuava, encontra-se devastado após a passagem tornado. Com um rastro de destruição, a comunidade de trabalhadores rurais mobiliza-se cuidar dos feridos e reconstruir o que foi perdido.O fenômeno, que também causou danos também em Rio Bonito do Iguaçu atingiu o assentamento com fúria, deixando um saldo de dor e perdas materiais.

De acordo com com nota encaminhada pelo MST ao Portal RSN, dados iniciais apontam 50 famílias afetadas, com as casas parcial ou totalmente destruídas. O morador  José Neri Geremias, de 53 anos, morreu soterrado. Para se ter uma ideia, um veículo ‘voou’ caindo sobre a casa Cleiton Makosky, a 30 metros de distância.

Veiculo arremessado pelo vento (Foto: redes sociais)

De acordo com o MST, diversas pessoas ficaram feridas e precisaram de atendimento hospitalar, incluindo uma moradora que se encontra em estado grave. Além das moradias, a igreja e o salão comunitário também encontram-se destruídos.

Em meio aos escombros, a força e organização dos moradores se manifestam em ações de mutirão. Conforme as atividades após o tornado, a comunidade, acostumada à luta e ao trabalho coletivo, agora une forças para limpar, socorrer e planejar a reconstrução. O movimento de solidariedade se estende por todo o estado, com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e apoiadores organizando pontos de coleta e doações.

O MST do Paraná, conforme a Nota, também mobiliza pontos de coleta de alimentos não perecíveis e materiais de construção em diversas cidades. Para quem está em Guarapuava, a indica que há pontos de contato para auxílio.

COMO AJUDAR

A forma mais rápida e eficiente de prestar auxílio neste momento de emergência é por meio de doações financeiras. Os recursos serão destinados à compra urgente de telhas, alimentos, materiais de construção e itens de primeira necessidade para as famílias desabrigadas.

PIX (Chave E-mail)marmitadesaude@gmail.comRazão Social Associação Marmitas da Terra

CNPJ55.025.405/0001-76 BancoCrehnor Laranjeiras – 350Agência 3001 – Conta Corrente33506

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.