22/08/2023



Esportes

Nova Ginga realiza primeira graduação

imagem-100717

Lizi Dalenogari, da Redação

Durante o 1º Festival Cangi, promovido pelo Grupo de Capoeira Nova Ginga, que faz parte da Associação Cultural Cangi, do Mestre Fuinha, foram graduados os 30 capoeiristas do instrutor Todo Mundo. O evento aconteceu nesta sábado (10) na Unicentro em Guarapuava e contou com a participação de Contra Mestres do Rio de Janeiro e de Curitiba.

Há pouco mais de um ano o instrutor Todo Mundo iniciou as atividades do Grupo Nova Ginga, que conta hoje com 30 alunos. Eles treinam nas segundas e sextas-feiras, a partir das 19h, na Igreja ICVV (Igreja Caminho Verdade e Vida). O Grupo recebe alunos a partir dos 6 anos e de maneira voluntária leva arte marcial, religiosidade, musicalidade e disciplina aos participantes. “Percebemos uma evolução muito grande da criança e do adolescente que chega até nós. Em poucos meses a mudança de comportamento é tão visível que surpreende os familiares”, conta Larissa de Oliveira, a aluna “cigarra”.

Emanuelly Siqueira, de 11 anos, participa do Grupo de Capoeira há 2 meses. Ela mora na Serra do Jordão e se diz apaixonada pela nova experiência. “É dança, é luta, é alegria. Mudei muito meu comportamento e me sinto segura em convidar outras crianças como eu a conhecer a capoeira”, enfatiza a recém graduada.

Natan Gabriel dos Santos, de 5 anos mostra a ginga e o espírito decidido de quem sabe o que quer. “Eu gosto demais da capoeira e vou ensinar outras crianças quando for grande”, conta o pequeno graduado, já com foco no futuro.

Capoeirista Gabriel Henrique Toledo Correa prestigia o evento de graduação

As aulas de capoeira do Grupo Nova Ginga são gratuitas. Maiores informações pelo telefone (42) 9800-7963.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo