Quatro municípios da Região de Guarapuava fazem parte da Rota do Queijo criada pelo Governo do Estado. Nova Laranjeiras, Chopinzinho, Pinhão e Cantagalo. Inicialmente estão cadastradas 33 propriedades em 23 municípios, onde se produz desde queijos finos até os coloniais.
Contudo, o governo estadual pretende ampliar o número de agroindústrias e estabelecer a produção de queijos como um atrativo para turistas. A criação da Rota busca incentivar o turismo rural, a partir da produção de queijos. Conforme a Agência Estadual de Notícias, os produtos que serão comercializados têm garantia e certificação, porque são minimamente registrados em algum serviço de inspeção.
De acordo com as informações da Agência, a Rota do Queijo Paranaense tem parceiros como Sebrae, Senar-PR, Paraná Turismo. E ainda, Universidades, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), além do IDR-Paraná.
CONEXÃO
De acordo com a coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR-Paraná, Terezinha Busanello Freire, a proposta é fazer com que todos os produtores de queijo estejam conectados. “O Paraná é o segundo maior produtor de leite do país. Além disso, o queijo tem um grande poder de agregar valor à produção, e um forte apelo turístico. Assim sendo, nossa meta é identificar mais produtores e ampliar o número de participantes da rota”.
Conforme Claudemir Roos, presidente da Associação dos Produtores de Queijos do Sudoeste (Aprosud), a criação da Rota vai promover as propriedades rurais. “É uma iniciativa que vem ao encontro da necessidade dos produtores e dos turistas, é uma forma de agregar valor ao campo e diminuir o êxodo rural porque dá possibilidade de gerar empregos nas agroindústrias”.
MUNICÍPIOS
Por fim, veja os outros municípios que integram a Rota do Queijo. Dois Vizinhos, Palmeira, Itapejara do Oeste, Francisco Beltrão, Toledo, Salgado Filho, Santo Antônio do Sudoeste. Além disso, Guaraniaçu, Mercedes, Sulina, Nova Laranjeiras, Saudades do Iguaçu, Chopinzinho, Cianorte, Paranavaí. E ainda, Santa Izabel do Oeste, Pinhal de São Bento, Pinhão, Palmas, Apucarana, Cantagalo, Lapa e Piraquara.
Leia outras notícias no Portal RSN.