22/08/2023



Cotidiano Paraná Saúde

Novembro Azul pretende aproximar homens das Unidades de Saúde

O mês reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata. Conforme os dados, podem surgir 35 mil novos casos a cada ano

novembro azul

O mês conscientiza os homens sobre a prevenção ao câncer de próstata (Imagem: Sesa)

Os tons azuis em novembro trazem atenção à saúde masculina. Neste mês, o objetivo é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) propõe como tema este ano: “Cuidar da saúde também é coisa de homem! Previna-se, cuide da sua família e procure a Unidade de Saúde mais próxima”.

Por isso, a campanha vai ajudar no fortalecimento do acesso dos homens a Atenção Primária à Saúde (APS), mantendo a população masculina mais próxima dos serviços. Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o propósito não é apenas em novembro, mas ao longo de todo o ano.

Precisamos atender os homens em suas dificuldades em cuidar da saúde. E evitar que tantos morram pela simples falta de informação. Muitas vezes, os homens com câncer de próstata procuram os serviços de saúde com a doença já em estágio avançado.

Atualmente, a população masculina no Paraná é estimada em 5,6 milhões de pessoas. Estima-se que entre 2020 e 2022 possam surgir mais de 35 mil novos casos de câncer a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), os tipos mais frequentes entre os homens são de pele e de próstata.

Por isso, os programas da Atenção Primária do Paraná contemplam a população masculina em todas as faixas etárias. Desde 11 aos 14 anos, com destaque para a vacina do HPV. Além dos programas Tabagismo e Vida no Trânsito voltados para os fatores externos que causam a morte de homens, como acidentes, violência e vícios.

NOVEMBRO AZUL 

O movimento teve origem em 1999 e chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia. Para chamar ainda mais a atenção para a causa, o dia 17 de novembro foi escolhido como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo