22/08/2023



Educação

Novo curso da Faculdade Guarapuava formará também professores de Sociologia

imagem-21565

A coordenação do Curso de Ciências Sociais da Faculdade Guarapuava (FG) informa aos professores das áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais, bem como de áreas afins, que estão abertas as inscrições, até quinta-feira (18), para o Vestibular da FG, que será realizado no próximo dia 21 de novembro, que oferta entre suas opções, o primeiro processo seletivo para o Curso de Ciências Sociais. Este informativo tem por objetivo atender aos professores que ministram aulas de sociologia, bem como outros que tenham interesse em complementar seus estudos e ampliar sua área de atuação, uma vez que os mesmos poderão eliminar uma série de matérias constantes da grade curricular , o que facilitará a aquisição de um novo título de graduação.

GRADUAÇÃO:

A FG está ofertando o primeiro curso de Ciências Sociais da região de Guarapuava. Esse novo curso tem a duração de três anos e meio e funcionará em nível de Bacharelado e Licenciatura, com concentração em três grandes áreas: Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Os dois primeiros anos integram disciplinas de um núcleo comum. Depois disso, durante um ano e meio o aluno fará as disciplinas específicas para formação no bacharelado ou na licenciatura. Isso significa que depois de formado, com mais um ano e meio, o bacharel poderá ser também licenciado ou vice-versa, o que ampliará ainda mais as oportunidades de estudos, de pesquisa e de trabalho dos graduados da FG.

MERCADO DE TRABALHO:

Com a obrigatoriedade de oferta da disciplina de Sociologia em todas as escolas da rede pública e particular do Ensino Médio e a possibilidade de sua oferta também no Ensino Fundamental, faltam professores de Sociologia em todo o Brasil. Nesse sentido, o curso tem por objetivo capacitar os profissionais que já atuam na área e formar professores aptos a prestar concursos para essa disciplina. A licenciatura permitirá que os formados ministrem também aulas de Antropologia ou de Ciência Política em instituições de ensino superior públicas e/ou particulares. Além disso, o cientista social poderá atuar com competência como bacharel nas três grandes áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, nas quais também existe carência de profissionais. Isso se verifica principalmente no que diz respeito a capacitação para elaboração e gerenciamento de projetos, bem como para captação de recursos para projetos relacionados as áreas de cultura, políticas públicas e programas sociais diversos, em organismos públicos, privados ou organizações não governamentais.

PÓS-GRADUAÇÃO:

O graduado, sendo bacharel ou licenciado, poderá escolher uma das três grandes áreas para realização de especialização, mestrado ou doutorado. Por exemplo, se optar por Antropologia ele poderá atuar nessa área com maior desenvoltura, o mesmo ocorrendo com a Sociologia ou a Ciência Política. Esses campos de pesquisa oferecem oportunidades e financiamentos de projetos em praticamente todas as instituições de ensino superior, fundações e institutos de pesquisa do país.

Maiores informações pelo endereço eletrônico: www.faculdadeguarapuava.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo