22/08/2023


Brasil Cotidiano

Novo modelo da CNH começa a ser emitido a partir desta quarta (1°)

A nova CNH terá o código internacional usado nos passaportes, além de ter novas cores, QR Code e uma tabela com os tipos de veículos aptos

pexels-jeshootscom-13861

Novo modelo da CNH começa a ser emitido a partir desta quarta (1°) (Foto: Reprodução/Pexels)

A partir desta quarta (1°), a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai ocorrer em um novo formato. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento ficará “mais moderno”. Mas ainda assim, cumprindo determinações legais, possibilitando o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que desejar.

Além disso, o documento recebeu um código internacional utilizado nos passaportes. Dessa forma, isso permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Assim como terá informações impressas em inglês e francês, além do português, o documento facilitará o uso em outros países.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (Foto: Conselho Nacional de Trânsito)

Conforme as informações, as mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021. Quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH.

No entanto, a substituição da CNH não é obrigatória. A implementação acontecerá de forma gradual para novas habilitações. Na medida em que os condutores venham a renovar ou emitir a segunda via do documento.

NOVOS RECURSOS

De acordo com o previsto na resolução, a nova versão da carteira de motorista vai ter uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir. Bem como, informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

Além disso, o documento detalha os itens de segurança que serão adotados e apresenta o novo visual do documento. Inclusive, a nova CNH vai ter uma nova cor. Além do verde, terá também o amarelo e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes.

Por fim, o documento receberá um QR Code, o que permite a expedição nos formatos físico, digital ou ambos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo