22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Novos casos de câncer ampliam campo de trabalho para enfermeiro especialista em oncologia

Inca e Ministério da Saúde estimam a ocorrência de 580 mil casos novos de câncer no Brasil em 2018

tec-ONCOLOGIA

Adotar um modo de vida saudável e evitar o contato com substâncias que causam o câncer são atitudes essenciais para a prevenção primária dessa doença. A prevenção secundária conta com a detecção e tratamento de doenças pré-malignas ou sinais iniciais de câncer. Entretanto, nem sempre é possível prevenir. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e o Ministério da Saúde (MS) estimam que ocorram mais de 580 mil novos casos de câncer no Brasil em 2018. Diante dessa alta ocorrência da doença, é importante que exista infraestrutura para o atendimento especializado aos pacientes.

(Imagem: Divulgação)

Para atender às necessidades desses pacientes, em Guarapuava está em construção o Hospital do Câncer e a previsão é de que a obra seja concluída em 2020. Com isso serão criadas novas oportunidades de trabalho para os profissionais de saúde.

Além da estrutura física, quem já passou por caso da doença na família sabe da importância de ter um profissional qualificado para o atendimento. Outro fator importante é a humanização do atendimento e esse é um dos focos da especialização técnica em oncologia do Senac Guarapuava.

O curso é ofertado para pessoas já graduadas em enfermagem ou que tenham concluído o curso técnico em enfermagem. A próxima turma está programada para iniciar em 7 de agosto e vai até 11 de junho de 2019. As aulas acontecem nas terças, quintas e sextas feiras, das 19h15 às 22h25.

Mais informações no site ou pelo telefone (42) 3626-7500.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.