22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Novos semáforos do centro são aprovados por motoristas e pedestres

imagem-109324

Lizi Dalenogari

Guarapuava – Em funcionamento há poucos dias, os novos semáforos do centro da cidade tem agradado a motoristas e pedestres tanto da cidade, quanto os que vem de fora. Implantados com o objetivo de melhorar o trânsito e dar maior segurança para pedestres e motoristas, é nítido o benefício para quem circula por estes locais.

“Venho a Guarapuava três vezes no mês para fazer compras, às vezes numa consulta ou no caso de uma precisão e não me animava mais vir de carro. Fazia mais de ano que vinha de ônibus. Tinha receio de acidente e ficava muito tempo parado nas ruas perto do Terminal com a quantidade de carro e gente passando. Agora ficou tudo mais organizado e já venho de carro, porque ta fluindo muito melhor”, diz o produtor rural Anastácio da Cruz, morador do Rio das Pedras.

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Guarapuava, nos últimos meses, instalou semáforos em cruzamentos com fluxo alto, tanto de pessoas quanto de veículos. Aos poucos, os equipamentos entraram em funcionamento e desafogaram os locais onde foram instalados. “Quase fui atropelada com minhas crianças uma quantidade de vezes na esquina do Terminal da Fonte. Os motoristas vinham da rua Guairá e não paravam de jeito nenhum na faixa de pedestre, nem que a gente tivesse no meio dela já. Salvo uns bons motoristas que paravam e ainda ouviam buzinada dos mal educados dos carros que estavam atrás. Agora é outra vida. Quero ver um destes atravessar o sinal vermelho. Aí na minha opinião tinha que perder a CNH, porque coloca a vida de pessoas em risco. Uma maravilha agora andar perto do Terminal”, conta Elizete Alves Lopes, moradora do Residencial 2000.

Os novos semáforos do cruzamento entre as Ruas Professor Becker e Brigadeiro Rocha, implantados no início do mês, ainda requer maior atenção dos motoristas. “Estes dias um louco foi atravessando sem olhar, mesmo com todos os carros parados o sujeito não se deu conta que tava funcionando o semáforo e por pouco não causou um acidente. Não adianta ter melhorias se o povo continua dirigindo com imprudência e falta de atenção. Educar motoristas e pedestres é o único caminho para diminuir acidentes”, enfatiza o motorista Carlos Ruan Pedroso.

Travessias elevadas; retirada gerou polêmica

“O povo reclamou um monte da colocação da travessia elevada na esquina do Terminal e depois a retirada por parte da Prefeitura, mas como é que ia fazer com os pedestres que não conseguiam atravessar em qualquer horário? Até que os semáforos tivessem prontos tinham que fazer alguma coisa e foi feito. Se faz ta ruim, se não faz ta pior ainda. Nada contenta o povo”, diz o comerciante Alceu Trindade.

Ricardo Damaseno é representante comercial e visita Guarapuava a trabalho duas vezes por mês e também sentiu melhoria significativa com o funcionamento dos novos semáforos. "Estava muito complicado dirigir no centro de Guarapuava nos últimos meses. Tanto estava que optei por estacionar cinco a seis quadras do centro e ir a pé até meus clientes. Em dias de sol tudo bem, mas aqui chove muito e sempre era um transtorno, mesmo com guarda-chuva, porque venta muito. Agora sinto uma diferença grande e até para estacionar, devido ao Estar, houve melhoras consideráveis", diz o representante de Maringá.

Alguns dos motoristas entrevistados pela RedeSul de Notícias citaram a necessidade urgente de implantação de semáforo na rotunda do Cavalo, na Avenida Manoel Ribas.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.