Pensando em diminuir a evasão escolar na Região de Guarapuava, o Núcleo Regional de Educação (NRE) desenvolveu um projeto neste sábabdo (26). Com o intuito de valorizar o ensino público e entender como a pandemia afeta a educação, atividades foram feitas e seguem durante a próxima semana.
Desse modo, oferecendo conteúdo que envolve a a busca ativa e a conscientização, o núcleo quer chegar aos estudantes que não tem participado de forma adequada das aulas e tarefas. Edil Aparecida Espínola, chefe do NRE, explica a Portal RSN que os professores que são dos municípios de abrangência do setor foram convocados para participar. Ela comenta que o projeto envolve os alunos que estão voltado ao ensino presencial e aqueles que acompanham a aula on-line.
O dia de hoje (26), foi um dia letivo. Convocamos todos os funcionários da rede. Um grupo foi destinado a dar aula e o outro a busca ativa. O sábado fica marcado como o dia ‘D’ do combate a evasão escolar. Além disso, outras ações vão ser feitas durante a semana.
Sobre as aulas dadas, Edil comenta que alguns professores e escolas optaram pela aula presencial e outras pelo google meet. Esses ‘aulões’ tiveram o objetivo de mostrar a importância da escola na vida do aluno. Conforme Edil, alguns pais também participaram do momento e acompanharam de perto o processo.
O outro grupo se responsabilizou pela busca ativa de estudantes. De acordo com a chefe do núcleo, percebeu-se durante este período de pandemia que em algumas situações os alunos não permanecem na aula on, que entregam as atividades pela metade ou que demora para entregar.
A nossa meta é que todos os alunos se envolvam na escola e entreguem as atividades. Destaco que em Guarapuava, todas as escolas estão atuando no ensino híbrido e estamos apresentando boa adesão. Peço que aqueles que encontram dificuldades nas aulas on-line busquem às escolas.
Por fim, Edil agradece a todo o time do grupo regional que trabalhou no sábado (26), acompanhando as escolas. “Eu me emocionei vendo o empenho dos profissionais da educação. Eu fiz uma articulação com todas as secretarias de educação da Região e nós tivemos o apoio com transporte escolar das Prefeituras”.
Leia outras notícias no Portal RSN.