O Núcleo da Unicentro do Paraná Mais Orgânico certificou cerca de 70 produtores em 2023. Com núcleos em todas as universidades estaduais do Paraná, o programa tem colaborado para que o estado tenha o maior número de produtores certificados no país, sendo responsável por 47,7% dos certificados paranaenses.
O processo de certificação não tem custo para o produtor. A equipe de quatro agrônomos e um técnico em agroecologia visita as propriedades, avalia a produção e elabora plano de manejo individualizado. Assim, indicam as conformidades e não conformidades de acordo com a Lei de Orgânicos e ajudam na transição do modelo convencional para o orgânico.
Os produtores interessados em ter a certificação devem entrar em contato com o núcleo pelo telefone (42) 3629-8259 ou pelas redes sociais. Existem três formas possíveis de certificação prevista em lei: auditada, Organização de Controle Social (OCS) e participativa. O programa atua nas três formas de certificação.
Vale lembrar que o Estado do Paraná tem um decreto para tornar a alimentação escolar 100% orgânica até 2030 e parte dessa produção virá da agricultura familiar. Dessa forma, há cada vez mais investimentos para incentivar os pequenos produtores.
O PROGRAMA
O Paraná Mais Orgânico é iniciativa do Estado do Paraná que tem como objetivo orientar e certificar produtores orgânicos. Sendo o primeiro programa de certificação gratuito do Brasil, surgiu a partir da constatação de que o modelo de produção e consumo de alimentos no país poderia ser melhorado.
Baseado nos agrotóxicos e fertilizantes minerais, esse tipo de produção, quando mal manejado, tem causado impactos negativos no meio ambiente e afetado a saúde da população. Assim, leva o mercado a prestar cada vez mais atenção aos produtos orgânicos.
(*Com informações da assessoria de comunicação da Unicentro)
Leia outras notícias no Portal RSN.