22/08/2023


Cotidiano Educação Guarapuava

Núcleo de Práticas Jurídicas da FG presta atendimento à comunidade

As pessoas que não dispõe de condições de contratar um advogado particular recebem um atendimento de qualidade na Faculdade Guarapuava

Núcleo de Práticas urídicas

Núcleo de Práticas Jurídicas (Foto: Divulgação/Faculdade Guarapuava)

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Guarapuava proporciona ao acadêmico a prática do conteúdo lecionado em sala de aula. Dessa forma, possibilita a vivência de casos reais de trabalho por meio das atividades desenvolvidas.

No NPJ, os alunos têm contato com o cliente, com a elaboração das petições e navegação no sistema que tramitam os processos eletrônicos do Poder Judiciário do Estado do Paraná. Além disso, eles sempre têm a supervisão e orientação dos professores.

Conforme a FG, o destaque fica para a função social do NPJ, que se baseia na prestação de serviços jurídicos de forma gratuita à população. Ou seja, aqueles que não dispõe de condições de contratar um advogado particular recebem um atendimento de qualidade.

DEMANDAS

As demandas atendidas são específicas e dentre elas estão divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável e investigação de paternidade. Ademais, o NPJ também oferece regulamentação de guarda e visitas, revisão e execução de alimentos, alvará judicial, interdição e curatela. Assim como, substituição de curatela e retificação de registro civil.

A Faculdade Guarapuava é uma das únicas Instituições de Ensino Superior da Região que possui acordo para atuação liberado pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Assim, também atua juntamente com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Para receber atendimento do Núcleo é necessário fazer uma triagem com a assistente social que integra a equipe. Ela verifica se a pessoa que solicita o atendimento aos critérios socioeconômicos para o atendimento jurídico gratuito ofertado pelo NPJ e se a demanda faz parte daquelas atendidas.

Conforme Rodrigo Borges de Lis, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Guarapuava, o NPJ cumpre com a obrigação pedagógica. Isso porque o NPJ proporciona ao acadêmico a participação em situações reais de vida e trabalho. Assim, exige deles, a prática por meio de petições iniciais, petições de andamento do processo, contato com o cliente, acesso ao sistema Projudi. Além de atender a função social.

O NPJ fica na rua Afonso Alves de Camargo, 1775, 3º andar, no Centro de Guarapuava. O expediente é de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30. Aqueles que tiverem interesse no atendimento pelo NPJ da Faculdade Guarapuava podem entrar em contato por meio do telefone/Whatsapp (42) 3035-7033 para fazer o agendamento da triagem com a assistente social.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo