22/08/2023
Brasil Cotidiano

Número da unidade consumidora na conta de luz será atualizado

Mudança a partir de janeiro de 2026 quer aumentar eficiência, transparência e qualidade das informações para gestão elétrica no País

Talão de luz (Foto: Energisa)

A partir de 1º de janeiro de 2026, o número que identifica a unidade consumidora na conta de luz vai mudar em todo o país. E a alteração inclui os clientes da Energisa Sul-Sudeste na região. A novidade segue uma regra nacional da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Tudo para deixar os dados mais organizados e seguros. Conforme a Agência, a troca vai ocorrer de forma automática e os clientes não precisam se preocupar. Isso porque, conforme a ANEEL, tudo será ajustado sem que ninguém precise fazer nada.

Com o novo formato, o número da unidade consumidora será fixo e vinculado ao imóvel. E permanece o mesmo, ainda que o morador mude da residência, por exemplo. De acordo com a ANEEL, isso torna as informações mais organizadas e facilita a comunicação entre as distribuidoras e os órgãos reguladores. Além de ajudar a pessoa responsável pelo imóvel na hora de acionar algum serviço da distribuidora.

A padronização traz melhorias importantes para o setor elétrico, como mais agilidade no atendimento, maior precisão na análise de dados. Além de mais facilidade também para as prefeituras incluírem o número da unidade no Cadastro Único. O que facilita na concessão da Tarifa Social de Energia Elétrica para famílias de baixa renda.

De acordo com Rafael Guida, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste, p.Para os clientes Energisa, o novo modelo vai simplificar, principalmente, na hora de solicitar serviços pelos canais digitais.

Quem é inquilino e muda de casa ou quem tem mais de um imóvel, por exemplo, muitas vezes se confunde na hora de indicar o número da unidade consumidora para a qual precisa solicitar um serviço. Agora vai ficar mais fácil essa identificação única, o que ajuda a resolver demandas com mais rapidez e eficiência.

Outros benefícios incluem a integração mais eficiente entre os sistemas das distribuidoras e da ANEEL, o acompanhamento mais preciso do histórico de consumo e a simplificação do processo de migração para o Ambiente de Contratação Livre, caso o cliente opte por esse modelo.

Em caso de dúvidas, acione a Energisa pelos canais digitais de atendimento:

Aplicativo para celular Energisa On
Gisa (Whatsapp) – (18) 99120-3365
Site www.energisa.com.br
Call Center – 0800 70 10 326

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.