Os números traduzem o tamanho da Festa do Charque no município de Candói no fim de semana. Foram 1,5 mil quilos de carne seca, mais 800 quilos de costela bovina. Além disso, 30 mil bolinhos de charque saciaram o apetite. Porém, não faltaram o feijão tropeiro e o arroz carreteiro. Outras guarnições completaram o cardápio preparado por 16 cozinheiras. Tudo sob a coordenação de Matilda Buffet.
Assim, somente no sábado (24) foram servidas cerca de 1,3 mil refeições no almoço. E pois é! O principal ingrediente da festa, o charque foi importado de Guarapuava. Assim como o buffet.
De acordo com Matilda, os preparativos na cozinha começaram às 6h da manhã. Nem bem acabava o almoço tudo já estava quase pronto para o jantar.
Todavia, nos dois salões do restaurante, mais de 20 pessoas não deixaram faltar nada na mesa. Assim, entre os participantes só se ouviam elogios a tudo. Desde a organização, a limpeza, o cardápio até a acolhida. No centro do restaurante, uma pracinha estava à disposição para quem quisesse tirar fotos e fazer selfies.
Porém, no lado de fora, o colorido dos estandes com a exposição de produtos chamava a atenção. No pavilhão do comércio, lojistas trouxeram o que tinham de melhor. E o público, ávido, comprou.
OS SHOWS
No primeiro show na noite de sexta (23), mais de duas mil pessoas cantaram com cantora sertaneja Bruna Viola e com o grupo gaúcho Os Serranos. Porém, o ponto alto da festa foi o show com a dupla Fernando e Sorocaba na noite de sábado (24).
Paralelamente à Festa do Charque, que tem repercussão nacional, eventos técnicos envolveram centenas de participantes. De acordo com o vice-prefeito Cristian Picoli, o Encontro da Mulher Candoiana teve mais de 900 participantes.
Entretanto, a primeira edição do Clube da Bezerra incentivou a integração de crianças e adolescentes com a propriedade rural. Foram 19 participantes das comunidades Santa Marta, Rio Novo, Passo Grande, Matas do Cavernoso, Divisa, Barra Mansa, Corvo Branco, Três Palmeiras, Tirivas e Fartura. Todos ganharam um tablet.
Leia outras notícias no Portal RSN.