22/08/2023

Nunca o frio foi tão curtido pelo guarapuavano

A julgar pelo número de compartilhamentos e de curtidas que vem acontecendo a cada matéria que a Rede Sul de Notícia veicula sobre o frio em Guarapuava quero crer que o guarapuavano assume a condição meteorológica do município.

Guarapuava é uma cidade de clima frio, considerando-se que localizada numa região serrana, no terceiro planalto paranaense. Mas o que se pode obervar até então é que se insiste em dar a ela uma roupagem que não combina com a sua idnetidade. Temos residências onde se prioriza a implantação de piscinas; rodoviária e terminal urbano projetados para cidade que possuem altas temperaturas; nossa rede de gastronomia não possui, ou não promove, cardápio típico de inverno. Há poucos ambientes púbicos que se possa ir e que se sinta aconhegado em noites gélidas.

Até dá a impressão de o guarapuavano sente vergonha de morar numa cidade fria, como bem observa o jornalista Marcio Fernandes. Aliás, uma tecla batida incontáveis vezes pelo também jornalista Guaracy de Alemida Ribas. Mas tudo indica que as coisas estão mudando e que essa transformação chegou trazida pela neve.

Vamos torcer para que essa autoestima despertada pelo frio que aqueceu os corações ganhe raízes e que Guarapuava assuma a sua verdadeira identidade.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo