22/08/2023

“O descaso da educação”

E-mail recebido de Acyr da Cruz Camargo:

"O descaso da educação existe tem como sujeito responsável, uma sociedade apática, indiferente, com parasitismo dos políticos. Permite-lhes aumentar imerecidamente, salários, verbas de gabinete, assessores, telefone, luz e internet grátis. O professores se graduam com dificuldades, o trabalho deixa doente, com livros caros, o dinamismo do conhecimento, preparo pedadógico nas férias, recebendo vinte e seis mil vezes menos. As escolas são obrigadas a restringirem o ensino às salas sem saídas de campo, sem laboratórios ou instrumentos que as tornem agradáveis, hospitaleiras e sucedidas. Aos alunos faltam estímulos à leitura, ao crescimento profissional e intelectual, através de bolsas, prêmios, material e transporte. Consentimos que vadios carreem verbas públicas para aventuras dos políticos. A tragédia educacional é devida ao reinado absolutista desses parasitas do serviço público. Até quando deputado federal ou estadual, senador ou vereador, valer mais que o professor alfabetizador? Cabe aos movimentos sociais grita geral contra essa iniquidade. Além disso a pauperização da educação conta com poderoso auxiliar, a corrupção interna que desperdiça recursos, constituindo-se tradição nas instituições escolares, como funções comissionadas, horas extras fantasiadas, privilégios de uns, irresponsabilidade geral prejudicando investimentos em recursos humanos, estruturais e sociais da educação. Solucionados estes gravíssimos distúrbios, o aspecto pedagógico e filosófico se resolverá como a como a falta de perfil cidadão e político do educando, de nação instruída que queremos, pensadora e crítica, de olhar para seu próximo, desejosa de justiça social e comprometidamente solidária. Educação permanente, integral, abrangente, que vá do prédio escolar à sociedade e ao homem concreto. "

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.