André Tecchio (Foto: Reprodução/RSN)
Com foco no ensino como proposta prioritária, o construtor André Tecchio lança o nome a deputado federal. Morando em Guarapuava há mais de uma década, o profissional que chegou na cidade para a construção de um hotel, edificou aqui a vida pessoal, profissional e política. “Eu tenho várias propostas, mas quando se fala no país, a prioridade é o ensino”. Ele cita exemplo de país devastados por guerras e que se reergueram, tornando-se potências mundiais pelo ensino. “Não tem como pensar em um país que vai prosperar sem ter como base o ensino”.
Conforme o candidato pelo PTB, a ideia dele é a escola integral. “As crianças entram na escola pela manhã, recebem o café da manhã. Vão para a sala de aula. Depois almoçam uma refeição balanceada, voltam para a sala de aula. Depois, às três da tarde fazem um lanche e às 16h embarcam no ônibus e voltam para casa”. De acordo com Tecchio, isso resolveria a evasão escolar e a desnutrição infantil. “Os alunos receberiam também o ensino técnico e a escola formaria cidadãos capazes de construir o nosso país”.
READEQUAÇÃO
Entretanto, observa o candidato, será necessária uma readequação das salas de aula com equipamentos. “Estamos avançando para o 5G e há escolas que não têm multimídia. Será preciso a qualificação dos professores. Mas ao pensar neste canteiro de obras, a gente já vem debatendo essas questões”.
Tecchio também prevê construção de novas escolas o que, segundo ele, implicaria também na geração de empregos. “Se o país pode gastar R$ 80 milhões na construção de estádios que estão largados, tem condição de construir escolas em todos os municípios, do Iapoque ao Chuí”.
Referindo-se à falta de representatividade de Guarapuava na Câmara Federal, ele diz que o município e a Região vive um “apagão”. Tecchio diz que deseja estar no Congresso para levar esse debate. “O ensino é a chave”.
Leia outras notícias no Portal RSN.