22/08/2023
Brasil Política

O ex-presidente Lula já está em Curitiba para depoimento a Sérgio Moro

imagem-133241

Da Redação

Curitiba – As atenções nacionais e internacionais, nesta quarta (10), estão voltadas para o depoimento do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba. O encontro deverá acontecer às 14h, na sede da Justiça Federal. Ontem (09), a defesa do ex-presidente tentou mais uma vez adiar o depoimento, mas ainda não há decisão a esse respeito dos três pedidos.

Aguardado desde a noite de ontem (09), o ex-presidente aterrissou no Aeroporto Afonso Pena por volta das 10h18 de hoje. Não há informações onde ele aguardará o horário da audiência. A ex-presidente Dilma deverá se encontrar com Lula antes da audiência.

Na sede da Justiça Federal, que fica no bairro Ahú, Lula dará o seu primeiro depoimento a Moro. Ele é investigado na Operação Lava Jato, sob a suspeição de ter aceito propina da OAS com a reforma de um tríplex no Guarujá, e de um sítio em Atibaia, ambos em São Paulo. A defesa nega.

Curitiba também está recebendo nesta quarta, manifestantes oriundos de vários Estados brasileiros. O grupo pró-Lula, desde as primeiras horas da manhã, deixa o acampamento montado perto da Rodoferroviária Municipal e se concentra na Praça Santos Andrade. Atividades políticas e culturais envolvem os participantes.

Antes, porém, ainda ontem, a 1ª Vara Federal de Curitiba concedeu reintegração de posse de parte do terreno usado pelos manifestantes pró-Lula, a pedido da concessionária Rumo, responsável pelo local. Para garantir a segurança dos manifestantes, a Justiça determinou a colocação de cercas, já que o local é usado para manobra de trens.

Mobilizado, também o grupo anti-Lula está reunido no Museu Oscar Niemeyer, desde às 10h desta quarta. Bandeiras e o Pixuleco – boneco inflável de Lula como presidiário – são as principais atrações da manifestação.

Do lado de fora das manifestações, um esquema de segurança foi montado pelo Governo do Paraná no entorno da sede da Justiça Federal. Por determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o expediente foi suspenso e só entram no local pessoas que tenham ligação direta com o processo de Lula.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.