Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
Por Marcio Fernandes *

O papagaio do prefeito papagaio

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
3 min de leitura

Por Marcio Fernandes *
A cena seria ridícula por si só mas se torna ainda mais patética para aqueles que conhecem minimamente o cenário político de Guarapuava: postado ao lado do governador eleito do PR, Beto Richa, o prefeito de Guarapuava posa carrancudo para quem está à sua frente, aguardando sua vez de falar. Atrás do prefeito, está seu filho mais novo, Bernardo, com o olhar perdido, como quem não sabe o que faz ali, mas apenas provavelmente cumprindo uma ordem de seu pai, qual seja o desempenhar a função de papagaio do papagaio, já que o próprio prefeito de Guarapuava está encarnando este papel também.
Depois de apoiar escancaradamente a outra chapa para o Governo do Estado poucas semanas atrás, o prefeito agora aderiu a Richa. A reboque, trouxe seu filho, aquele que se candidatou sem nenhuma proposta razoável e cujo slogan era um mero ´confiança no futuro´. Ao que tudo indica, lealdade política os Carli não conhecem – e não fazem a mínima questão de aprender -, pensando mais nos interesses pessoais do que coletivos. Decididamente, Guarapuava não merece isso.
Duas décadas atrás, o escritor Alvin Toffler disse que os desejos da sociedade estavam se tornando cada vez mais flutuantes. Em Economia, o cenário é este mesmo. No âmbito político, não. Os Carli (e seu grupo cada vez mais reduzido de apoiadores) continuam a crer que as pessoas têm anseios bastante flutuantes. Por isso, apostam nesta estratégia puramente interesseira de apoiar um candidato em um momento e, tão logo se comprove que este foi derrotado (como se deu com Osmar Dias), trocam de lado. Felizmente, a maior parte do eleitorado de Guarapuava está dizendo que se cansou de grupos como os Carli. Bairros inteiros da cidade estão estimulando a formação de novas lideranças políticas e, ao mesmo tempo, respaldando alguns homens públicos que são referência positiva naquilo que fazem, concedendo, nas duas situações, um apoio maciço sob a forma de votos.
De agora em diante (e sobretudo a partir de 1. de janeiro, com a assunção de eleitos em âmbito federal, estadual e regional), o ocaso deve acompanhar os Carli, restando-lhes apenas a imitação de sons que, nos papagaios de verdade, soam belos. Nos Carli, reverberam caricatos, tal qual a escroncha estátua que simboliza a visão que os dois têm para Guarapuava.


* Morador de Guarapuava. E-mail: [email protected]


Tags

Compartilhar