A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) lançou a Olimpíada Mirim. Dessa forma, vai abranger alunos do segundo ao quinto anos do ensino fundamental.
Conforme a Agência Brasil, a Olimpíada Mirim será dividida em dois níveis: Mirim 1 (2º e 3º anos do ensino fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do ensino fundamental). Essa é a primeira competição matemática a incluir alunos tão novos.
INSCRIÇÕES
As inscrições para participar da Olimpíada Mirim são gratuitas. Sendo assim, as escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil e secretarias municipais de Educação podem se candidatarem no site da Obmep, a partir de 2 de maio. O prazo termina dia 16 de junho.
As escolas deveram imprimir, distribuir e aplicar as provas aos alunos. Todos os inscritos farão a prova na primeira fase, em uma única data, que é o dia 30 de agosto.
Conforme o coordenador-geral, Calaudio Landim nessa fase todos os alunos inscritos participam. A diferença com relação à prova tradicional é que as escolas não recebem a prova impressa e vão ter que imprimi-la”. Em seguida, as escolas corrigirão as provas usando as tabelas com respostas corretas enviadas pelo Impa. Cada escola classificará nos dois níveis, sendo 10% dos alunos para participarem da segunda fase.
SEGUNDA ETAPA
Nessa segunda etapa, o Impa enviará às escolas a prova já impressa. Como na primeira fase, haverá questões de múltipla escolha acompanhada do gabarito. Conforme a OBMEP, a prova será aplicada no dia 11 de outubro em todo o Brasil. “O que a gente espera é que as escolas mandem à OBMEP os resultados com as notas dos alunos que fizeram a segunda fase. Então a gente vai sugerir premiações, como medalhas de ouro para quem tirar acima de uma determinada nota”.
No entanto, “a escola tem a liberdade de premiar quem ela bem entender”. Por fim, na OBMEP Mirim, não há intenção de imediato de fazer nenhum programa de formação de professores, como já existe na OBMEP do ensino médio. Mas dependendo do orçamento, isso estará no radar do Impa para os próximos anos.
Leia outras notícias no Portal RSN.