Até pouco tempo atrás a Avenida Guarapuava, principal artéria do bairro ‘Cidade dos Lagos’ transbordava. Isso porque o bairro planejado possui cinco lagos numa área de três milhões de metros quadrados.
Em tempo de muita chuva a saída da água que acumulava dentro da bacia (lago), ali na entrada pela PR 466, saía por um vertedouro pequeno. Essa condição fazia a água transbordar.
Entretanto, segundo Vilso Dubena, sócio proprietário da Cilla Empreendimentos, seguindo orientação do órgão ambiental, houve a execução de obras de contenção.”Essas obras são fundamentais para a prevenção de inundações e alagamentos, que prejudicam a qualidade de vida dos moradores da região no entorno. Agora, em colapsos de chuva, temos uma proteção e contenção ainda maior, reduzindo o risco de enchentes e maiores impactos ambientais”.
De acordo com o empresário, o bairro possui um planejamento para os próximos mais de 50 anos. Para isso, a associação que cuida do local, possui um Plano Diretor. A legislação exige que todas as edificações tenham caixas de contenção, conforme o tamanho do telhado de cada obra. “Para completar os lagos foram preparados para conter o excedente do volume de água, em casos de chuvas fortes. Isso quando o empreendimento estiver com 70% de cobertura, tanto de edificações, quanto de ruas pavimentadas”.
Em vídeo gravado neste domingo (16), Dubena mostra a eficiência das obras de contenção. Confira!
Leia outras notícias no Portal RSN.