22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Obras de duplicação na BR-277 chegaram a 71,5% de conclusão

Obras vão custar cerca de R$ 77,7 milhões e a previsão é que sejam concluídas no primeiro semestre de 2023, segundo o Governo do Estado

Duplicação da BR 277

Obras de duplicação da BR 277. (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)

Os trabalhos de duplicação e melhorias do trecho urbano da BR-277 em Guarapuava avançaram nas últimas semanas. Conforme o Governo, chegaram a 71,5% de execução. O projeto contempla a duplicação e construção de duas vias marginais em um trecho de quase quatro quilômetros. Além de trincheiras, um viaduto, três pontes, duas passarelas e a revitalização de 12,2 quilômetros de iluminação pública. O investimento aproximado é de R$ 77,7 milhões do Estado. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no primeiro semestre de 2023.

De acordo com o cronograma de execução, em outubro, foram concluídas as obras de duplicação dos 45 metros de extensão do viaduto da Avenida Manoel Ribas. Esta é a principal via de acesso a Guarapuava. Fica no entroncamento com a PRC-466. A estrutura facilita a ligação de um lado a outro da cidade, em uma Região com recorrentes congestionamentos.

No início de novembro, o DER liberou o tráfego nos dois sentidos da pista principal da rodovia. Isso ocorreu após a conclusão da maior parte da nova trincheira da Rua João Fortkpamp. Os trabalhos se concentram agora na parte inferior da estrutura. Esse trecho vai ligar as ruas João Fortkamp e Campo Grande por baixo da BR-277.

Já a  trincheira de acesso ao Aeroporto também está concluída. Falta apenas a pavimentação da rodovia sobre ela. Duas das três pontes previstas estão em execução. A última será implantada após a demolição da antiga estrutura existente.

PISTA DUPLA

(Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)

As obras de duplicação estão agora na fase de pavimentação. Conforme o DER, concentram-se entre os quilômetros 345 e 349, incluindo a pavimentação das marginais em ambos os lados da rodovia. Nas pistas principais, serão duas faixas de tráfego em cada sentido, com uma faixa de segurança central que erá equipada com barreiras de concreto New Jersey, de alta resistência, além de acostamentos.

Também estão em execução uma trincheira ligando a Avenida Professor Pedro Carli e a Avenida Beira Rio, no km 345. Assim como, duas passarelas para travessia de pedestres e ciclistas, nos km 345 e 349. Além da implantação de postes de iluminação do km 337 ao km 350.

DUPLICAÇÃO ATÉ PITANGA

O Governo do Paraná também obteve a aprovação de um novo financiamento para duplicação da BR-466 de Guarapuava até Pitanga. Os projetos de dois segmentos serão entregues até o começo de 2023 ao DER para análise e revisão e posterior publicação do edital de licitação para início das obras em alguns dos trechos.

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Cristina Esteche

Jornalista

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