22/08/2023



Geral Região

Obras de pavimentação seguem na PR 459

imagem-107357

Da Redação, com Odair José

Reserva do Iguaçu – Segue intenso o trabalho nas obras de pavimentação da PR 459, trecho entre Reserva do Iguaçu e o município de Pinhão. O número de máquinas e de operários tem sido grande para dar conta dos 25 quilômetros, sendo que nove já receberam asfalto, quatro estão em fase de pavimentação e o restante com a terraplanagem sendo realizada.

De acordo com informações da engenharia, a meta para os próximos 15 dias é de pavimentar os quatro quilômetros cuja base está em fase de finalização. O setor também informou que os trabalhos seguem dentro do cronograma, apesar de que as condições climáticas dos últimos meses foram desfavoráveis.

Para o Prefeito Emerson Julio Ribeiro, que mantém contato direto com a engenharia responsável, o bom andamento dos trabalhos significa que está perto de ser cumprido o seu maior compromisso assumido para com a população reservense.

“Fico emocionado toda vez que trafego pela rodovia e vejo esse sonho se concretizando. Com certeza, isso é motivo de orgulho, não só para mim, mas para todos aqueles reservenses que me depositaram a confiança e sempre acreditaram que alcançaríamos esse objetivo”, disse Emerson.

TECNOLOGIA DE PONTA

A tecnologia utilizada na pavimentação é de última geração, o que tem contribuído tanto para o trabalho da empresa como dos engenheiros, que buscam atender a rigor as especificações do projeto e conseguem atender as etapas da obra dentro do cronograma.

Segundo informações da fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), dois tipos de inovações tecnológicas estão em fase de experimentação. Uma delas é o nivelamento por pontos de GPS, que favorece o trabalho dos operadores de motoniveladoras e atende perfeitamente ao nível especificado pela engenharia.

A outra novidade implantada com exclusividade na pavimentação da PR 459 é a utilização de uma pavimentadora para a colocação de material. O funcionamento do equipamento está condicionado a um cabo acoplado a sensores instalados na rodovia, que permitem, por exemplo, a aplicação correta de pedra brita. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo