22/08/2023
Cotidiano Região

Obras do Estado valorizam Guarapuava e municípios da Região

Os investimentos do Governo em obras na Região Central e Centro-Sul se traduzem em obras de infraestrutura e põe fim a gargalos históricos

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Obras na PR-466 entre Guarapuava e Pitanga (Foto: Ascom/Polícia Rodoviária Estadual)

Os investimentos do Governo do Paraná na Região Central e Centro-Sul do Estado se traduzem em obras de infraestrutura. Numa soma superior a R$ 300 milhões em pouco mais de três anos, o Governo Ratinho Junior põe fim em gargalos históricos.

Principal sonho dos moradores da Região, a duplicação integral entre Guarapuava e Pitanga está mais perto de se tornar real. De acordo com o governador, estão em elaboração dois projetos executivos de duplicação da PRC-466. Entre Guarapuava e Turvo serão duplicados 38,30 quilômetros, executadas novas pontes sobre o Rio Turvo e o Rio Coutinho, e um viaduto em Turvo.

No projeto entre Turvo e Pitanga a extensão é de 45,50 quilômetros. Inclui novas pontes sobre o Rio Carazinho e Rio Bonito, um viaduto em Pitanga. Além de estudos para novas interseções nos acessos para Santa Maria do Oeste (PR-456) e Boa Ventura do São Roque (PR-820). O investimento total foi de R$ 4,7 milhões. Eles devem ser entregues ao DER ainda neste ano.

Ratinho Junior entrega parte da obra entre Pitanga e Mato Rico (Foto: Reprodução/AEN)

MATO RICO A PITANGA

Além da duplicação da BR-277, obras de pavimentação são executadas em vários municípios. De acordo com o Governo, uma delas é a pavimentação entre Mato Rico e Pitanga e Irati e São Mateus do Sul.

Conforme o governador, após anos de uma licitação arrastada e discussões judiciais, a pavimentação da PR-239 já é realidade. Com uma extensão de 43,15 quilômetros, a rodovia tem  investimento de R$ 89 milhões e os 10 quilômetros iniciais já estão entregues.

Mato Rico era um dos três municípios que ainda não tinham conexão asfáltica. Com esse novo investimento, haverá economia de tempo de deslocamento e de segurança para moradores e para o setor produtivo. 

Para se ter uma ideia do conjunto de obras na Região, também encontra-se em elaboração o projeto executivo de pavimentação da PR-239 entre Mato Rico e Roncador. Conforme o projeto, a extensão é de 27 quilômetros. O edital inclui o contorno de Barra Bonita (distrito de Pitanga), o contorno de Mato Rico e nova ponte sobre o Rio Mato Rico. O investimento soma R$ 1,5 milhão. Assim que ele for entregue, o objetivo é liberar a contratação da obra. Dessa maneira, em poucos anos Mato Rico terá duas conexões asfálticas.

PITANGA A CAMPO MOURÃO

No entanto, também é prioridade a elaboração dos projetos executivos de restauração e ampliação da capacidade das rodovias ligando Pitanga a Campo Mourão. Além de Pitanga a Mauá da Serra. Assim, ao todo, são cinco lotes. O objetivo é aumentar as condições de competitividade desses municípios. Esses projetos, conforme o planejamento, também serão entregues ao DER até o fim deste ano. O investimento totaliza R$ 14,6 milhões.

CINCO LOTES

Trecho da ligação asfáltica entre os municípios de Mato Rico e Pitanga (Foto: Reprodução/AEN)

O projeto denominado lote 1 vai de Pitanga até a ponte sobre o Rio Muquilão, em uma extensão de 51,52 quilômetros. Ele inclui a PR-460 e um trecho da PRC-487 e a interseção entre as duas deve ser projetada em desnível.

A interligação da Região com o lote 2 dá continuidade ao anterior. Contempla a PRC-487 entre a ponte sobre o Rio Muquilão e Campo Mourão. Com extensão de 61,42 quilômetros é o maior dos cinco. O projeto também deve considerar interseções em desnível nos acessos a Iretama (PR-462) e Luiziana (PR-553). Além de pontes novas sobre o Rio Mourão e o Rio das Lontras, com geometria corrigida.

Conforme o governador, o lote 3 começa em Mauá da Serra e segue até Lidianópolis (Porto Ubá). São 54,81 quilômetros da PRC-272. Ele deve incluir a possibilidade de interseções em desnível nos acessos para Faxinal, Cruzmaltina e Borrazópolis. Assim como o alargamento do viaduto sobre a linha férrea para implantação de acostamentos. O lote prevê ainda um estudo de viabilidade para unificar interseções muito próximas uma da outra ou com entrelaçamentos.

PORTO UBÁ A FURNAS

Porto de Ubá (Foto: Divulgação)

O lote 4, de acordo com o planejamento, continua de Porto Ubá até o acesso a Furnas, na PRC-466. Esse trecho atende 51,86 quilômetros de extensão do trecho. O projeto deve contemplar também o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí, para implantação de acostamentos, soluções para separar o tráfego local do tráfego de longa distância em Ubá do Sul e Lidianópolis. Assim como a duplicação da ligação entre Jardim Alegre e Ivaiporã, com interseções em desnível e marginais no perímetro urbano dos dois municípios.

Por fim, o lote 5 vai do acesso a Furnas até Pitanga, em uma extensão de 43,05 quilômetros, novamente na PRC-466. Este projeto deve incluir a possibilidade de interseções em desnível no acesso a Manoel Ribas e no acesso para Pitanga. São soluções para separar o tráfego de longa distância do tráfego local neste último.

Também está em reta final a obra de implantação de vias marginais em ambos os lados da PRC-466. Localizadas no perímetro urbano de Pitanga, em uma extensão de 4,2 quilômetros, inclui quatro novas interseções em nível. O investimento é de R$ 15 milhões. Dessa forma, com essa obra, que se soma à intervenção na PR-239, os dois municípios ganharam mais possibilidades para atrair investimentos e diversificar a economia local, ainda muito ligada à agropecuária.

ENTRE IRATI E SÃO MATEUS DO SUL

(Foto: Rodrigo Félix Leal/Infraestrutura)

Mais ao sul de Guarapuava, perto da divisa com Santa Catarina, está em andamento a obra de pavimentação da PR-364 entre Irati e São Mateus do Sul. A extensão tem 49 quilômetros e inclui uma nova ponte sobre o rio Turvo, uma variante da rodovia em Irati e um viaduto no entroncamento com a BR-153. O investimento é de R$ 108 milhões.

Atualmente boa parte do trecho já encontra-se concluído e a previsão de entrega é neste ano. É uma rodovia que conecta importantes cidades de médio porte do Estado. Sobretudo pela produção florestal, conexão com a erva-mate e possibilidade de ampliação de investimentos com a proximidade com Curitiba e o Porto de Paranaguá.

PR-990 EM REBOUÇAS

Por fim, está em elaboração, o projeto executivo de pavimentação da PR-990, de ligação entre Rebouças e a PR-364. Conforme o projeto, trata-se de 12,60 quilômetros de extensão que complementa a obra em andamento entre Irati e São Mateus do Sul. Também vai ser estudada a possibilidade de implantar novas pontes ou galerias no Rio Arroio dos Cristianos, Rio do Salto e Rio Poço Bonito. O investimento soma  R$ 681 mil.

E TEM MUITO MAIS

Rodovia João Maria de Jesus em Turvo (Foto: Reprodução/AEN)

Ratinho Junior também destacou as pavimentações executadas ou que estão em andamento. De acordo com o governador, são convênios com a Secretaria de Infraestrutura e Logística nos últimos anos.

Desde 2019, conforme Ratinho Junior, os investimentos somam R$ 37,3 milhões. E as obras contemplam 10 cidades do Centro-Sul. São elas: Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Irati, Mallet, Pinhão, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares e Virmond. Bem como R$ 17,7 milhões em Boa Ventura de São Roque, Cândido Abreu, Iretama, Manoel Ribas, Palmital, Pitanga, Roncador e Turvo da Região Central. Ao todo, com as contrapartidas municipais, são R$ 62 milhões em obras.

Em Manoel Ribas, por exemplo, os recursos foram para a Estrada de Barra Santa Salete, importante acesso rural do município. Em Turvo, o contrato permitiu a pavimentação da Rodovia Municipal João Maria de Jesus. Assim como, em Iretama, o acesso ao parque das Águas de Jurema, um dos principais redutos turísticos da Região, que está revitalizado.

CENTRO-SUL

No Centro-Sul, Teixeira Soares ganhou uma conexão moderna com a pavimentação da Estrada da Gruta até a BR-277. Fernandes Pinheiro moderniza a ligação com a comunidade Assungui. Por fim, Prudentópolis recebeu convênios para dar melhores condições para a Rodovia Municipal Capitão João Durski Silva e as estradas de acesso a Barra Bonita, Linha Esperança, Jaciaba e Linha Guarapuava.

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Cristina Esteche

Jornalista

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