Curitiba – Equipes contratadas Governo do Estado finalizam os trabalhos de recuperação na PR-160, entre o entroncamento da BR-277 e a cidade de Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado. Desde o início deste ano, a Superintendência Regional dos Campos Gerais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalha em 12 lotes de estradas que passam por 15 municípios. São executados serviços de conservação, recuperação e melhoria do pavimento em 215quilômetros de rodovias estaduais.
A recuperação inclui a retirada de pedaços do pavimento danificado e a colocação de uma nova camada de capa asfáltica, aumentando a durabilidade. As equipes priorizam os pontos mais críticos. O investimento do Governo Estadual nestas obras é de R$ 58,9 milhões, cujo aporte está previsto até novembro de 2016.
Em Prudentópolis, são recuperados 13,7 quilômetros da PR-160. As equipes retiraram o asfalto danificado (fresagem) para depois fazer remendos profundos, com a colocação de uma nova manta asfáltica. A recuperação dá uma sobrevida ao asfalto, melhorando a circulação na região, onde transitam mais de 2 mil veículos por dia.
O trabalho deve ser finalizado até esta sexta-feira (8). Por isto, o DER alerta que nos locais onde as máquinas trabalham o tráfego segue em meia pista, no sistema pare e siga. Além das obras em Prudentópolis, outras equipes trabalham na recuperação de 32,4 quilômetros da PR-090, entre os municípios de Arapoti, Piraí do Sul e Ventania. Na cidade de Imbaú os trabalhos se concentram em 13 quilômetros da PR-160, entre o Rio Tibagi e o entroncamento da PR-340.
Na PR-272, em Santana do Itararé, entre a divisa dos estados do Paraná e São Paulo com o encontramento da PR-151, estão sendo recuperados 10,4 quilômetros. Em Ponta Grossa, os trabalhos são feitos em 15,2 quilômetros da PR-438, entre o distrito de Guaragi e o entroncamento da PR-151.
A PR-340, nas cidades de Castro e Tibagi, está com serviços de conservação e recuperação em 35 quilômetros. Equipes contratadas pelo DER também trabalham na PR-466, em Manoel Ribas. São recuperados 12,4 quilômetros no acesso a Furnas e Manoel Ribas. Nas cidades de Espigão Alto do Iguaçu e Nova Laranjeiras os trabalhos são feitos em 35,3 quilômetros da PR-473. A mesma rodovia também tem serviços de recuperação em Quedas do Iguaçu, com outros 26,2 quilômetros em execução.
Em Ipiranga e Ivaí estão em recuperação 11 quilômetros da PR-487. Em Foz do Jordão é a PR-662 que recebe 13,8 quilômetros de trabalhos de conservação e recuperação.