22/08/2023
Agronegócio

Odair José volta do Parajaps com três medalhas de ouro

imagem-104279

Jonas Laskouski

Guarapuava – Uma má formação congênita impediu que Odair José, guarapuavano de 32 anos, desenvolvesse seus braços, mas não impediu que suas pernas e determinação o tornassem um campeão. Na 4a. edição dos Parajaps, o maior evento de paradesporto do Estado, o paratleta conquistou três medalhas de ouro, nos 400, 800 e 1500m., na categoria T45. Os jogos foram realizados em Curitiba de 3 a 6 de dezembro.

“Sempre gostei de esportes e, por uma questão de saúde, comecei a correr há cerca de um ano e meio”. A garra de Odair é evidente na sua maneira de falar e no brilho de seus olhos, mas falta apoio. “Eu sou federado por Ponta Grossa, pela APEDEF (Associação Pontagrossense Esportes Deficientes) justamente por Guarapuava não ser federada. E não só eu, mas outros atletas são registrados em outras federações. Somos campeões por outros municípios, não pelo nosso”, desabafa Odair, sem perder o brilho no olhar. “É uma pena”, completa ele, ressentido com a falta de apoio dos órgãos competentes.

O campeão do atletismo tem uma extensa lista de agradecimentos, que tornaram possível a realização desse feito. “Quero agradecer a professora Karla, da academia Varela; Rico Guiraldeli Candido Gomes, do Clube de Corrida Lobos da Serra; Dois Irmãos Materiais de Construção; a fisioterapeuta dra. Fernanda França;  a Lan House e Locadora Conectados do bairro Xarquinho e também ao voluntário Osmar Santos, que está sempre disposto a ajudar”.

O guarapuavano Marcos Paulo Kocotem, paratleta guarapuavano federado em outro município também foi campeão. Foram duas medalhas de ouro e uma de prata, na categoria T46 dos 200, 400 e 800m.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.