22/08/2023


Cotidiano Cultura e Entretenimento Guarapuava

Oficina ‘Ressoar para não silenciar’ tem inscrições abertas

A oficina é gratuita e ocorre no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, no dia 14 de março, às 19h. Artistas e não artistas podem participar

Oficina Ressoar (Foto: Reprodução/Pexels)

A Secretaria de Cultura de Guarapuava vai promover no próximo dia 14 de março, a Oficina ‘Ressoar para não silenciar’, com a artista Marcela Perbiche. A ação enfatiza a importância da fala. De acordo com aSecretária de Cultura, Rita Felchak, o projeto é para todos os interessados em terem maior domínio vocal. Os participantes vão fazer uma reflexão crítica sobre a importância social da voz falada. Assim, artistas e não artistas maiores de 16 anos podem participar.

A oficina será uma experiência enriquecedora para todos os que participarem, sejam artistas ou não artistas. Será uma oportunidade de explorar a voz, esse elemento humano tão potente e simbólico. 

A oficina é gratuita e ocorre no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, no dia 14 de março, às 19h. As inscrições podem ser feitas clicando no link. Conforme as informações, Marcella Perbiche é atriz, cenógrafa, professora de teatro, diretora de elenco e, há 10 anos, atua profissionalmente em diferentes áreas das artes da cena.

Criadora da Loucas Coletivas e da Borracharia Cênica, ela tem DRT pelo SATED PR e é uma professora pesquisadora-multiartista Licenciada em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná. Já ministrou oficinas de voz para professores da rede FIEP Curitiba e em congressos, para alunos de comunicação das universidades Tuiuti, UniBrasil e UniCuritiba.

Quando a gente pensa na voz falada, a gente pode pensar nela como uma ferramenta de comunicação, que é necessária para tudo na nossa vida, em questão de pessoas que têm comunicação verbal. Mas muitas vezes essa voz é silenciada. Isso é específico de grupos em vulnerabilidade social. E aí entra a importância da arte como uma ferramenta de ressoar essa voz, impedindo que ela seja silenciada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo