“Guarapuava não para mais”. A frase pode vista em adesivos que começaram a circular em carros pelas ruas de Guarapuava e marca uma campanha publicitária que será lançada em fevereiro pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura, sob a batuta de Luis Inácio “Lula” de Melo. Embora ainda não tenha sido “destrinchada” é fácil deduzir o que a campanha pretende. Além de anunciar que a administração municipal vai continuar executando obras, desenvolvendo projetos e outras ações que promovam o desenvolvimento sócio-econômico de Guarapuava, provar à população que os dois primeiros anos do prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS) foram de realizações, principalmente, na periferia e no interior do município.
A campanha, que deve ser maciça, vai atingir a tevê, rádios, jornais, portais on line, outdoor, audiências em bairros e interior, distribuição de um jornal institucional, adesivagem, entre outras ferramentas de marketing.
Como se sabe uma campanha de publicidade serve, sobretudo, para conquistar ou manter a posição de liderança, assim como para diferenciar e aumentar o nível de notoriedade de produtos ou serviços num mercado cada vez mais competitivo.
A política, como bem definiu o cientista político Francisco Ferraz, presidente do curso Política para Políticos, é um jogo para adultos. É preciso, portanto, não descuidar, saber mexer as peças na forma correta pensando no xeque-mate que vai acontecer no final de quatro anos, numa nova eleição.
Vamos tomar como exemplo a prática política americana. Lá as eleições para deputados ocorrem a cada dois anos. Por isso, o presidente Obama desenvolveu o conceito de “campanha permanente”, uma espécie de prestação de contas das ações de campanha eleitoral realizadas durante o período não eleitoral. Nessa questão é preciso estar consciente de que o eleitor saiu dessa condição e voltou a ser cidadão. Isso quer dizer que está preocupado agora com o que o governante escolhido está realizando, o que vai executar, se o que prometeu para ganhar o voto está sendo cumprido. Para isso, é preciso compor com as ações do marketing institucional, com a preocupação das ações publicitárias pontuais que abastecem a mídia, mas, principalmente, dar vazão ao trabalho, à imagem do prefeito. Vale lembrar que a atitude dos secretários, dos assessores, são reflexos da administração e seja qual for vai chegar até a imagem do prefeito perante a sociedade. Essas atividades visam fixar os apoios que já conquistados e ampliar o universo dos eleitores potenciais, aumento o rol das adesões políticas. Dessa forma estará se pensando no cidadão e ao mesmo tempo cuidando do eleitor.
Acredito que essa é a estratégia da campanha que vai tomar da cidade a partir de 10 de fevereiro, recuperando tudo o que já foi realizado e anunciado o que vai ser feito para que Guarapuava não pare mais.