22/08/2023
Em Alta Pitanga Prudentópolis Região Segurança

Onda de crimes cibernéticos assusta moradores de Pitanga e Prudentópolis

Em Pitanga um idoso de 64 anos teve a aposentadoria retirada da conta. Em Prudentópolis, os criminosos resetaram remotamente o celular da vítima de 32 anos

Fraude digital (Foto: IA)

A Polícia Militar (PM) registrou nessa terça (3), dois casos distintos de estelionato eletrônico que acenderam o alerta das autoridades para a sofisticação das táticas criminosas. Em menos de quatro horas, houve o registro de duas ocorrências em Pitanga e Prudentópolis. Os crimes envolveram desde o desvio imediato de aposentadoria até a invasão e o bloqueio remoto de um celular.

O primeiro caso ocorreu no Centro de Pitanga. Um idoso de 64 anos procurou a sede da Polícia Militar por volta das 14h, relatando que criminosos fizeram uma “limpa” na conta bancária dele. Conforme o aposentado, o crime aconteceu logo após ele ter recebido o pagamento da aposentadoria do INSS.

De acordo com o boletim de ocorrência, o dinheiro foi transferido via Pix de forma fracionada para contas de diversas supostas empresas de tecnologia. O que chama a atenção das autoridades é que a vítima afirmou não ter clicado em links suspeitos ou interagido com desconhecidos virtualmente.

PRUDENTÓPOLIS

Mais tarde, às 17h10, a PM de Prudentópolis atendeu outra ocorrência de crime digital. Um homem de 32 anos relatou que um criminoso, passando-se por uma cliente via WhatsApp, iniciou uma conversa comercial para obter informações pessoais.

Ao desconfiar da abordagem e interromper o contato, a vítima sofreu uma retaliação digital. Os golpistas conseguiram resetar o celular da vítima remotamente. Com isso, o homem perdeu o acesso a todos os aplicativos, contatos e arquivos.

Apesar de não ter tido valores subtraídos, o prejuízo operacional e a exposição de dados motivaram a confecção do boletim para prevenir futuras fraudes. Os dois casos acabaram encaminhados para a Polícia Judiciária, que seguirá com as investigações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.