A Opção Energia, empresa inovadora de Guarapuava, está transformando o mercado de energia elétrica com uma proposta ousada. Ou seja: reduzir a tarifa de energia dos consumidores sem exigir investimentos. Atuando em todo o Brasil, a empresa, fundada pelo empresário Diogo Mussoi, oferece uma solução moderna e inovadora. Isso porque não envolve somente energia solar, mas sim um sistema cooperativo inteligente.
A inovação da Opção Energia se baseia na Resolução 482/2012 da Aneel, que deu origem à ‘Geração Distribuída, ou GD’. Com adaptações evoluiu e foi aprimorada pela Lei 14.300, o Marco Legal da Geração Distribuída. Este regulamento estabelece a micro e minigeração distribuída de energia. O que permite que consumidores gerem a própria eletricidade e se beneficiem de uma economia significativa na conta de luz, por meio de um sistema de compensação de créditos com as concessionárias.
O modelo envolve Usinas Solares, Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), Usinas Eólicas e Térmicas de Pequeno Porte. A grande novidade, no entanto, é a criação de cooperativas de energia. Essas entidades oferecem vantagens especialmente para consumidores que gastam acima de R$ 300 por mês com eletricidade.
De acordo com Diogo Mussoi, a grande flexibilidade do sistema é que o local de consumo e a sede da cooperativa podem ser diferentes. Ou seja, um consumidor do bairro Jordão, em Guarapuava, por exemplo, pode participar de uma cooperativa localizada em outra área da cidade.
COMO PAGAR
Assim sendo, ao se tornar cooperado, o cliente passa a receber dois boletos: um da cooperativa, com uma economia que varia de 10% a 35% sobre o consumo. Outro da concessionária de energia (Copel ou Energisa), que inclui apenas encargos tributários e de iluminação pública. Essa economia é viabilizada porque as usinas participantes do sistema compartilham os benefícios com os cooperados, oferecendo energia limpa e sustentável. Além disso, os cooperados não pagam a bandeira tarifária, o que contribui ainda mais para a redução do valor da conta de luz.
Para saber mais e simular a adesão a esse sistema inovador, basta acessar o site da Opção Energia.