Uma movimentação da Polícia Federal movimentou Guarapuava nesta quarta (27). De acordo com a PF, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Trata-se de parte de uma investigação sobre comércio ilegal de eletrônicos importados sem o devido pagamento de tributos.
Durante as diligências, feitas locais vinculados aos investigados, a PF encontrou equipamentos e Iphones organizados em prateleiras. Conforme disse a PF, o cenário sugerie que uma das residências funcionava como ponto de venda desses produtos, caracterizando a prática de atividade comercial.
A operação batizada de ‘Jardim das Hespérides’ refere-se à mitologia grega. De acordo com a mitologia, esse era o local onde cresciam maçãs de ouro guardadas por um dragão. A Apple, marca que vende o Iphone, possui uma maçã como logo. Ou seja, a operação trata-se de um paralelo simbólico à exclusividade e alto valor dos itens comercializados ilegalmente.
A ação da Polícia Federal reforça o combate à sonegação fiscal e ao comércio clandestino, crimes que impactam a economia formal e a arrecadação tributária.
Leia outras notícias no Portal RSN.