sábado, 3 de mai. de 2025
Em Alta Guarapuava Segurança

Operação Raiz Tóxica prende 12 pessoas em Guarapuava

Operação ocorreu em vários bairros mapeados como áreas de distribuição e venda, com base em investigações conduzidas nos últimos meses

operacao-nova

A Polícia Civil do Paraná, por meio da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava, deflagrou nesta sexta (25) a Operação Raiz Tóxica, direcionada ao combate ao tráfico de drogas em diversos bairros da cidade. A ação resultou em 12 prisões, sendo três em flagrante, e na apreensão de aproximadamente 500 gramas de maconha e um pé da planta.

A ofensiva contou com o apoio tático do Núcleo de Operações com Cães (NOC) — responsável pela atuação dos cães farejadores nas buscas domiciliares —, do Grupo de Operações Aéreas (GOA) — que fez sobrevoo e monitoramento com helicóptero —, além de efetivo da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

RAIZ TÓXICA

A operação foi motivada pelo enraizamento do tráfico em comunidades locais, frequentemente com famílias inteiras envolvidas na cadeia do tráfico. O nome “Raiz Tóxica” representa essa infiltração silenciosa e profunda na estrutura social. O objetivo é claro: cortar essa raiz criminosa e restabelecer a ordem nos bairros contaminados pela droga.

As diligências ocorreram simultaneamente em vários bairros mapeados como áreas de distribuição e venda, com base em investigações conduzidas nos últimos meses. Além das prisões, quatro investigados seguem foragidos, com mandados de prisão expedidos. As buscas continuam.

As autoridades policiais envolvidas destacam que a operação representa apenas a primeira etapa de uma série de ações planejadas. “Essa estrutura criminosa criou raízes em áreas sensíveis da cidade. Essa foi a primeira resposta, mas não será a última. A repressão ao tráfico será contínua e implacável”.

A Polícia Civil reforça que a população pode fazer denúncias de forma anônima pelo telefone 181, com garantia total de sigilo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.