22/08/2023



Segurança

Operação Urutau desmantela quadrilha de tráfico internacional de drogas

imagem-76793

Por Cristina Esteche, com assessoria – Foto: droga apreendida em Araçatuba

O Departamento de Policia Federal deflagrou na manhã desta terça (12), em Londrina, a Operação Urutau. Após quatro meses de investigações, a operação que leva o nome de espécie de pássaro noturna, destinava-se a desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas entre a fronteira com o Paraguai e Bolívia e a região Sudeste do Brasil.

Foram cumpridos nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão domiciliar, além de 42 mandados de busca e apreensão de veículos. Todos foram expedidos pela 1ª. Vara Federal de Umuarama, contra as pessoas suspeitas de serem membros da  organização criminosa investigada e principais responsável pelas constantes remessas de maconha da fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e cocaína da fronteira de Rondônia com a Bolívia para a região Sudeste do Brasil.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas por 60 policiais federais, simultaneamente em 8 municípios de 5 Estados da federação.

As investigações que tiveram início no mês de março de 2014, quando foi identificado um grupo de pessoas residentes  em Umuarama (PR), que estariam utilizando vários ônibus e caminhões para transportar em “fundos falsos”, grandes remessas de maconha enviadas do Mato Grosso do Sul e grandes remessas de cocaína enviadas de Rondônia para os Estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o avançar das investigações, foi identificada uma ampla rede internacional de tráfico de drogas, operando a partir de Umuarama, dedicada a adquirir grandes quantidades de maconha, cocaína, munições e armas de fogo e interná-las em território brasileiro pela fronteira do Paraguai com o Estado do Mato Grosso do Sul e da Bolívia com o Estado de Rondônia, enviando as drogas e outros ilícitos para os grandes centros consumidores, em especial na região do Sudeste brasileiro (SP e RJ).

A exemplo de operação anterior deflagrada pela PF no mês de dezembro de 2013, também em Umuarama, servia como local de residência de membros da quadrilha e ponto de fornecimento de apoio logístico, para a atuação da organização que recrutava os motoristas e batedores em Umuarama/PR para buscarem as drogas na fronteira e transportá-la até os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, durante as investigações outros três residentes de Umuarama foram presos em flagrante transportando drogas.

Durantes os quatro meses de investigações foram efetuadas 7 prisões em flagrante em 4 municípios de dois Estados (MS e SP) e apreendida uma grande quantidade de drogas, armas, munições e veículos

APREENSÕES

Maconha: 3.279kg;

Cocaína: 401Kg

Haxixe: 8Kg ;

Munições: 321 projéteis;

Armas de fogo: 1  carabina, 1 uma pistola

Veículos: 5 veículos, sendo 01 automóvel, 02 caminhões e 2 ônibus;

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo