22/08/2023



Paraná Política

‘Orçamento secreto’ teve poucos votos contrários da bancada paranaense

No placar do orçamento secreto apenas três deputados federais paranaenses foram contrários, assim como os três senadores do Estado

CONGRESSO

Conforma a maioria, orçamento secreto mereceu a aprovação (Foto: Divulgação)

Apenas três deputados federais do Paraná votaram contra o chamado ‘orçamento secreto’. Assim, o projeto que altera as regras das emendas de relator, obteve aprovação no Senado nessa segunda (29). De acordo com o placar, 34 senadores votaram favoráveis. Já 32 votaram contra, marcando uma votação acirrada. No entanto, na Câmara a aprovação teve 268 votos a favor e apenas 31 contrários.

Conforme a bancada do Paraná, na Câmara apenas Aliel Machado (PSB), Rubens Bueno (CDN) e Diego Garcia (Pode) votaram contra. O mesmo ocorreu com os senadores Álvaro Dias, Flavio Arns e Oriovisto, todos do ‘Podemos’. Em contrapartida, a maioria aprovou a proposta do governo.

De acordo com os parlamentares, trata-se de um projeto de resolução que cria regras para execução das emendas de relator. E, além disso, propõe a adoção de um limite de valor para essas emendas. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve suspender o pagamento de emendas no Orçamento de 2021 e determinar a adoção de medidas de transparência em relação à execução desses recursos, além da criação de um valor limite.

Assim, a decisão, conforme parlamentares, foi tomada pela Corte dentro de um processo que questiona a transparência dessas emendas. Conforme as informações, se as emendas individuais possuem critérios específicos e divisão equilibrada entre todos os parlamentares, nas emendas de relator a destinação dos recursos é definida em acertos informais entre parlamentares aliados e o governo federal.

Além disso, técnicos do Congresso e parlamentares da oposição dizem que o texto contraria a decisão do Supremo. Isso porque, conforme a avaliação, contém brecha para não identificar senadores e deputados que demandaram os recursos.

CONFIRA A VOTAÇÃO DA BANCADA PARANAENSE

SIM – deputados

Aline Sleutjes (PSL-PR)
Christiane de Souza Yared (PL-PR)
Evandro Roman (PATRIOTA-PR)
Felipe Francischini (PSL-PR)
Filipe Barros (PSL-PR)
Giacobo (PL-PR)
Hermes Parcianello – FRANGÃO (MDB-PR)
Luciano Ducci (PSB-PR)
Luisa Canziani (PTB-PR)
Luizão Goulart (REPUBLICANOS-PR)
Osmar Serraglio (PP-PR)
Paulo Eduardo Martins (PSC-PR)
Pedro Lupion (DEM-PR)
Reinhold Stephanes Junior (PSD-PR)
Sergio Souza (MDB-PR)
Toninho Wandscheer (PROS-PR)
Vermelho (PSD-PR)

NÃO – deputados

Diego Garcia (PODEMOS-PR)
Rubens Bueno (CIDADANIA-PR)

NÃO – Senadores

Alvaro Dias (PODEMOS-PR)
Flávio Arns (PODEMOS-PR)
Oriovisto Guimarães (PODEMOS-PR)

Leia mais notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo