Entre os dias 05 e 14 de agosto de 2011 o Parque Lacerda Werneck sedia a 36ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expoguá), que este ano espera atrair 120 mil pessoas para os rodeios, leilões, shows, exposições, praça de alimentação e parque de diversões.
O início oficial está marcado para o dia 05, mas dois dias antes começa a entrada de animais de argola no parque. Para o dia 04 está agendada a entrada de animais para leilão, julgamento de admissão e pesagem de bovinos, entrada dos equinos e a primeira etapa do torneio leiteiro. Os ovinos dão entrada no parque no dia 09.
Este ano, a classe produtora rural de Guarapuava e região está unida para a realização do evento que se configura o maior do gênero no município. “É com muito orgulho que dizemos que todas as entidades que representam os produtores rurais estão unidas para a efetivação da Expogua”, disse o presidente da Sociedade Rural Guarapuava, Johann Zuber Júnior (foto).
Todos os dias haverá atividades voltadas à agropecuária e ainda exposição de equipamentos, vestuário, veículos, entre outros. Zuber destaca que nesta edição será cobrada bilheteria única, ou seja, quem quiser prestigiar a exposição pagará somente uma entrada e assim terá acesso a todas as atrações do dia.
Estão previstos três shows de bandas nacionais para os dias 05, 10 e 12 de agosto. Nos demais dias haverá apresentações de bandas da cidade. O rodeio acontecerá nos dias 11,13 e 14 de agosto. Estes são os eventos que reúnem maior público e também haverá o dia de coleta solidária, em que a entrada no Parque tem o custo de um quilo de alimento não perecível.
Aumento de público
Considerando esses aspectos, Zuber tem a expectativa de aumento de 70% de público com relação ao ano passado. “Na edição anterior tivemos a visita de aproximadamente 70 mil pessoas nos 10 dias de exposição. Este ano esperamos alcançar os 120 mil”.
Outro diferencial na edição de 2011, a Expogua volta a receber empresas de máquinas agrícolas para expor as novidades para o produtor rural. A Associação Empresarial e Comercial de Guarapuava (ACIG) está com o pavilhão de indústria e comércio e trará expositores da região.
ExpoBrasil de Charolês
Neste ano, a ExpoBrasil de Charolês ocorrerá dentro das atividades da XXXVI Expogua, iniciando no dia 3 de agosto, com a recepção dos animais. A 18ª edição da exposição de bovinos da raça charolesa segue no dia 04 com julgamento de admissão e pesagem, julgamento durante todo o dia 06 e 07, finalizando com o leilão de touros e fêmeas registradas, bezerros e novilhas selecionados.
O diretor do Núcleo de Criadores de Charolês da Região de Guarapuava, Josef Pfann Filho, explica que o aquecimento do mercado de animais europeus para cruzamentos industriais deve contribuir para o sucesso do evento. “A ExpoBrasil é um evento em que os criadores de Charolês podem comparar os animais com os de outros criadores e trocar experiências”, comentou.
Essa exposição está incluída no circuito nacional de exposições da raça credenciadas pela Associação Brasileira de Criadores de Charolês. São esperados criadores de Ponta Grossa, Londrina, Lapa, Clevelândia e ainda criadores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A expectativa é de 80 representantes da raça.