22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Paraná

Órgãos do Estado terão escala especial de funcionamento no feriado

As medidas não abrangem os serviços essenciais, que não admitem paralisação. Por exemplo, hospitais e delegacias de polícia no Estado

DCIM100MEDIADJI_0365.JPG

Órgãos públicos estaduais terão escala especial de funcionamento no feriado (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Os órgãos do Estado vão ter escala especial de funcionamento durante o feriado de Tiradentes (21). Isso porque, o governador decretou ponto facultativo para os funcionários públicos estaduais na sexta (22). Entretanto, as medidas não abrangem os serviços essenciais, que não admitem paralisação, como hospitais e delegacias de polícia.

Dessa forma, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência fecha dias 21 e 22 e retoma os atendimentos na segunda (25), às 8h30. Já as agências e os postos de atendimento da Copel em todo o Estado fecham na quinta (21). Mas vale lembrar que o consumidor pode entrar em contato pelo site, pelo aplicativo ou ligar para 0800 51 00 116.

OUTROS SERVIÇOS

Os centros de doação de sangue do Paraná também terão horários diferenciados. Assim, a unidade em Irati estará fechada na quinta (21) e na sexta (22), porém, nos demais dias em horário normal. Já em Guarapuava, o Hemocentro fecha no dia 21 e em União da Vitória, também estará fechado. Entretanto, em UV vai se estender até o dia 22, demais dias em horário normal.

Por outro lado, os Hospitais do Estado vão funcionar normalmente todos os dias. O Instituto Água e Terra (IAT) vai ter o atendimento ao público suspenso na quinta (21) e na sexta (22).

PARQUES ESTADUAIS

Para quem procura o contato com a natureza, os 24 Parques Estaduais podem ser visitados no Paraná durante o feriado. Isso porque, eles ficarão abertos todos os dias, das 8h às 17h.

O IAT informa que dois atrativos estão fechados: o Caminho do Itupava (no Parque Estadual da Baitaca), na Região Metropolitana de Curitiba, e a trilha que dá acesso à base do Parque Estadual Salto São Francisco da Boa Esperança, em Guarapuava.

POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS

Somente os setores administrativos estarão fechados na quinta (21) e sexta (22). Todos os serviços operacionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná ficam disponíveis para a população no aplicativo 190 PR, pelo telefone 190 para a Polícia Militar e pelo 193 para o Corpo de Bombeiros.

DEPARTAMENTO DE POLÍCIA PENAL

Apenas as atividades administrativas não funcionam a partir desta quinta (21), e retornam segunda (25). As penitenciárias e cadeias públicas de todo o Estado vão funcionar normalmente em regime de plantão. As visitas continuarão acontecendo regularmente conforme a programação existente.

POLÍCIA CIVIL

As delegacias vão atender normalmente, em plantão, exceto as de área administrativa. Isso inclui também, os serviços de medicina legal e criminalística para atendimento a mortes violentas funcionam normalmente em regime de plantão ininterrupto. Os serviços administrativos retornam na segunda (25).

AGÊNCIAS BANCÁRIAS

No feriado desta quinta (21), não haverá atendimento nas agências bancárias do Brasil. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento vão ficar disponíveis para os clientes. Assim como os canais digitais e remotos de atendimento como internet e mobile banking.

Contas de consumo como água, energia e telefone, por exemplo, que vencerem no dia 21 de abril, podem ser pagas no dia 22, sem acréscimo de juros. Nesta sexta (22), as agências reabrem com atendimento normal aos clientes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.