22/08/2023
Cotidiano Paraná

Órgãos públicos estaduais têm escala especial no feriado de Carnaval

Será ponto facultativo na segunda (28), na terça (1º) e na quarta (2) até 14h. Contudo, medidas não abrangem serviços essenciais

PALACIO

Conforme as informações, será ponto facultativo na segunda (28), na terça (1º) e na quarta (2) até 14h. Contudo, medidas não abrangem serviços essenciais (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

As repartições públicas estaduais terão escala especial de funcionamento no Carnaval e na Quarta de Cinzas. Foi decretado ponto facultativo para os funcionários na segunda (28), na terça (1º) e na quarta (2) até as 14 horas. Contudo, as medidas não abrangem os serviços essenciais, que não admitem paralisação, como hospitais e delegacias de polícia.

O Hemocentro de Guarapuava atenderá todos os dias com agendamento. Em Irati o atendimento será das 8h às 17h, todos os dias. Já em União da Vitória, a Unidade fecha dia 28. Mas abre dias 1º e 2 de março, das 13h às 16h. Acesse mais informações aqui.

As Agências do Trabalhador seguirão os decretos estabelecidos pelas prefeituras de cada município. Da mesma forma o Procon. Mas o atendimento on-line será feito ininterruptamente pelo site do Procon e consumidor.gov.br.

MUSEUS E PARQUES

Uma ótima opção para aproveitar os dias livres em Curitiba é visitar os museus administrados pelo Estado. A maioria estará aberta quase todos os dias. Confira aqui, os horários de funcionamento. Além disso, outra ótima opção para quem procura o contato com a natureza, os 24 Parques Estaduais que podem ser visitados no Paraná ficarão abertos todos dias, das 8h às 17h, incluindo a terça (1).

Contudo, dois atrativos estão fechados por motivos de segurança, o que não impede a visitação a outros pontos dos mesmos parques, são eles: o Caminho do Itupava, no Parque Estadual da Baitaca, na Região Metropolitana de Curitiba, e a trilha que dá acesso à base do Parque Estadual Salto São Francisco, no Norte do Estado. Para saber mais detalhes, acesse a página do Instituto Água e Terra.

DETRAN

De segunda (28) a quarta (2) os postos de atendimento nas Ciretrans não abrirão. O funcionamento volta ao normal na quinta (3), das 8h às 14h. Mesmo sem o atendimento presencial, o usuário pode fazer consultas, acessar serviços e agendar atendimento por meio do aplicativo Detran Inteligente ou do portal do Detran.

POLÍCIAS, HOSPITAIS E FARMÁCIAS DO GOVERNO

Conforme as informações, apenas os setores administrativos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estarão fechados e retornam na quarta (2). Todos os serviços operacionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná estarão disponíveis para a população, com o policiamento preventivo, ostensivo e regular, atendimento ao trauma em emergência

Além disso, haverá reforço de efetivo durante todos os dias do Carnaval. Os serviços disponíveis no aplicativo 190 PR, o telefone 190 para a Polícia Militar e 193 para o Corpo de Bombeiros estarão disponíveis 24 horas por dia. Os hospitais do Estado funcionam normalmente todos os dias.

Por fim, não haverá atendimento na maioria das Regionais de Saúde do Paraná na segunda (28) e terça (1º). O retorno será às 14h de quarta (2). As exceções são Cornélio Procópio, que abre normalmente todos os dias, e União da Vitória, fechada na segunda (28) e aberta, sem agendamento, nos dias 1º e 2 de março desde a manhã.

POLÍCIA PENAL, CIVIL E CIENTÍFICA

De acordo com a Agência Estadual, a Polícia Penal paralisa apenas as atividades administrativas e retomam na quarta (2). As penitenciárias e cadeias públicas de todo o Estado vão funcionar normalmente em regime de plantão. No Litoral, as equipes foram reforçadas no Verão Paraná – Viva a Vida.

As delegacias da Polícia Civil vão atender normalmente, em plantão, exceto as de área administrativa, que também retornam na quarta (2). No Litoral, todas as delegacias estarão abertas.

E por fim, os serviços da Polícia Científica (medicina legal e criminalística) para atendimento a mortes violentas, funcionará normalmente em regime de plantão ininterrupto. No Litoral e Regiões de maior fluxo de pessoas está sendo reforçado o efetivo operacional nas unidades.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.