22/08/2023

Orgulhos de nossa terra

O futebol paranaense sempre esteve entre os melhores do país, ao longo dos anos as equipes do estado conseguiram feitos importantes, como a conquista de títulos nacionais e relevantes, que acabaram colocando o futebol daqui entre os destaques do país.

Neste contexto, os times do Coxa de 1985, a geração vencedora do Atlético no começo dos anos 2000 e o timaço do Paraná, pentacampeão paranaense, em meado dos anos 90 são alguns orgulhos de nossa terra.

Atualmente é o Rubro Negro paranaense que tem mostrado a força do estado. Com boas campanhas no Brasileirão e na Copa do Brasil, o Atlético está muito perto de conseguir uma vaga para a próxima Copa Libertadores da América.

Há também boas possibilidades que o time consiga também um titulo ainda nesta temporada. A vitória de ontem (30) diante do Grêmio, pelas semifinais da Copa do Brasil, colocou o Furacão um degrau mais próximo do caneco. Cabe ao Atlético agora segurar a pressão gaúcha em Porto Alegre para conquistar uma vaga na final.

No Campeonato Brasileiro, apesar da quarta posição na tabela  e de assim estar se garantido na Libertadores, o Furacão tem poucas chances de beliscar o título da competição , já que o Cruzeiro lidera com folga e não deve perder a primeira posição.

A nota triste fica por conta do falecimento nesta semana de outro orgulho de nosso futebol. Zeno José Otto morreu na última segunda feira (28) em Curitiba. Zeno foi um dos principais articuladores da fusão entre Pinheiros e Colorado, que deu origem ao Paraná Clube.

Foi de Zeno também a criação da camisa tricolor, umas das mais bonitas e originais do país, e que junta as cores dos dois clubes fundadores do Paraná.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo