22/08/2023

Oscilação no sistema nacional deixa 350 mil sem energia no Paraná

O desligamento de duas linhas de transmissão da hidrelétrica de Itaipu, por volta das 16h40 de ontem, sexta-feira (2), causou oscilação de frequência no sistema nacional interligado, afetando a transmissão da Copel em diversas localidades do Estado.

A oscilação exigiu a necessidade de aliviar o carregamento do sistema, com o desligamento alternado de alguns alimentadores. Nestes casos, deixa de ser acionada parte do sistema elétrico como forma de proteção.

A Copel calcula que 350 mil unidades consumidoras foram atingidas pelo desligamento em todo o Paraná. Porém, a maior parte teve o fornecimento restabelecido poucos minutos depois do problema.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.