22/08/2023
Agronegócio

Osmar foi o preferido em Guarapuava

imagem-20521

O candidato ao Governo do Paraná Osmar Dias (PDT), derrotado nas urnas no pleito de ontem, domingo (3), foi o mais votado em Guarapuava. O senador conquistou 46.988 votos, o equivalente a 53,24%, contra  40.193 votos (45,54%) do  governador eleito, Beto Richa.

O número de votos conquistados por Osmar Dias entre o guarapuavano se deve à base de apoio que o candidato teve em Guarapuava (leia-se a Família Mattos Leão – PTB e PMDB -, o PT, o próprio PDT e demais partidos que compunham a coligação "A União faz um novo Paraná). Por "debaixo dos panos" o prefeito Fernando Ribas Carli também deu apoio à candidatura de Osmar, embora o seu filho, Bernardo, tenha sido candidato a deputado pelo PSDB, partido de Beto Richa. A comprovação disso está em "colas" distribuídas pela equipe "carlista", principalmente, no dias das eleições onde aparece Bernardo como candidato a deputado estadual, Osmar como governador, Gleisi Hoffmann e Roberto Requião assinalados como candidatos ao Senado Federal, Gustavo Fruet que pertence ao PSDB foi preterido pelo grupo "carlista".

Os demais candidatos ao Governo fizeram a seguinte votação no município:

Paulo Salamuni (PV) – 734 votos – 0,83%
Luiz Felipe Bergmann (PSOL) – 217 votos – 0,25%
Amadeu Felipe (PCB) – 70 votos – 0,08%
Avanilson (PSTU) – 31 votos – 0,04%
Robinson de Paula (PRTB) – 25 votos – 0,03%

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.