22/08/2023


Paraná Saúde

Outubro Rosa 2016 é lançado na Assembleia

imagem-119985

Da Redação, com Assessoria

Curitiba – A campanha do Outubro Rosa 2016, “Você é Uma Só. Use o Tempo a Seu favor”, foi oficialmente aberta na Assembleia Legislativa nessa segunda (03) e contou com a presença da secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da 1ª Dama e secretária de Ação Social de Alto Paraná, no Paraguai, Rocio Abed de Zacarias.  

As visitantes foram saudadas pela deputada cantora Mara Lima (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e autora do projeto que se transformou na Lei estadual nº 16.935/2011, instituindo oficialmente o “Outubro Rosa” no Estado.

Mara Lima destacou que o objetivo da campanha é despertar na mulher, principalmente as que estão acima de 40 anos, a consciência da necessidade de realizar regularmente os exames preventivos que poderão salvar sua vida ao permitir o diagnóstico precoce da doença, aumentando consideravelmente as chances de cura.

Durante todo o mês, diversos prédios públicos se iluminam com a cor rosa em função da  campanha, inclusive a Assembleia.  O câncer de mama é a maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de onze mil mortes ao ano.

Em função da campanha, durante todo o mês, o poder público, em parceria  com a iniciativa privada e com entidades da sociedade,  promovem palestras  de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas visando promover a saúde da mulher, priorizando a prevenção de  doenças sexualmente transmissíveis, do câncer ginecológico, do colo de  útero e de mama e estimulando a discussão para elaboração de políticas públicas para acompanhamento psicológico pré e pós-traumas.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo