Da Redação, com Secom
Reclamar do atendimento na area da saúde pública municipal ou denunciar irregularidade agora ficou mais fácil. A Secretaria Municipal de Saúde implantou a Ouvidoria da Saúde, um canal de comunicação com o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
Localizada na rua XV de Novembro,7027, Centro de Guarapuava, a sede recebe solicitações, reclamações, pedidos de informações, sugestões e elogios. "Trabalhamos para melhorar a saúde pública, tornando-a cada vez mais humanizada”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Renata Araújo, além das determinações municipais, o órgão também segue definições da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A orientação é que as manifestações devem ser feitas por telefone, através do número (42) 3622-7720 ou pessoalmente na sede da Ouvidoria. “Encaminhamos a demanda até o departamento responsável para que este tome as providências de acordo com cada caso”, explica.
A ouvidora Angelita Adriana de Paula, disse que os cidadãos recebem retorno. “Solicitamos um telefone de contato para que possamos retornar. São feitas cinco tentativas até o arquivamento da demanda, porém, com o número de protocolo que o usuário recebe durante seu pedido, ele pode consultar a resposta a qualquer momento”.
O prazo para respostas é de um a cinco dias para informações e orientações; cinco a 15 dias para solicitações; 16 a 45 dias para reclamações, e 45 a 90 dias para denúncias.