22/08/2023
Cotidiano

Pacientes avaliam atendimento de saúde em RI

imagem-76702

Por Odair José, com foto de Junior Borba – editado por Cristina Esteche

Reserva do Iguaçu – Os pacientes que utilizam dos serviços do Centro de Saúde da sede avaliam a qualidade do atendimento prestado pela Secretaria de Saúde. De acordo com a pesquisa, o  Centro de Saúde realiza  uma média mensal de 1,6 mil atendimentos entre consultas médicas, exames laboratoriais e encaminhamento médico para hospitais conveniados de cidades vizinhas. Além destes benefícios, o paciente recebe medicamentos que são distribuídos gratuitamente na farmácia básica.

O paciente Lourival Paulino de Souza, 69 anos, morador da sede do Município, disse ter sido bem atendido e não reclamou do atendimento. “Meu problema é pressão arterial e tenho muitas dores nas pernas. Antes eu nunca havia precisado do atendimento, mas agora preciso e sempre minha família e eu somos bem atendidas”, disse Lourival que comentou sobre os medicamentos distribuídos na farmácia básica. “Graças a Deus sempre tem os medicamentos de que preciso”.

De acordo com a paciente Elizabete de Oliveira Nunes, 56 anos, moradora da Vila Rural, apesar de ter precisado poucas vezes do atendimento sempre foi bem atendida. “Eu e minha filha sempre precisamos da saúde e nunca deixamos de ser atendidas. Sofro de pressão alta e quando não posso vir aqui sempre mandam os medicamentos para minha casa”, disse Elizabete.

Quanto ao estoque de remédios na farmácia básica a farmacêutica Mariane de Fátima Blachechen disse que há grande quantidade. “Temos um grande estoque de medicamentos, seja de uso contínuo ou controlado como alprazolam, ritalina, o biperideno e o fenobarbital. Os gêneros do atendimento básico como anti-inflamatórios e analgésicos também temos na farmácia básica”, explicou Mariane. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.