22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Padre Renato recebe homenagem antes de deixar Guarapuava

imagem-104853

Da Redação

Guarapuava – O diretor do Instituto Educacional Dom Bosco, Padre Renato dos Santos, deixa a cidade para prestar serviço no Vaticano, em Roma. O reconhecimento pelo trabalho prestado em prol da obra salesiana se traduz na homenagem recebida pelo sacerdote e de autoria da Câmara Municipal de Vereadores. A solenidade aconteceu na terça (15). 

Natural de Rio do Sul (SC), Renato dos Santos nasceu em 12 de outubro de 1961. No seio da comunidade católica foi batizado, recebeu a primeira Eucaristia e a Crisma. Nesta mesma comunidade de fé, o germe da vocação sacerdotal do Padre Renato encontrou terreno fértil.

No ano de 1979, ingressou no Seminário Salesiano, em Ponta Grossa (PR). Em 8 de dezembro de 1991, foi ordenado Sacerdote, em Rio do Sul, sua terra natal, pela imposição das mãos de Dom Tito Buss.

Detentor de um extenso currículo, Padre Renato dos Santos é licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco de Santa Rosa (RS). É formado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Especializado no Método Educativo de Dom Bosco, também foi professor e no exercício de sua vocação, seu primeiro trabalho como sacerdote foi na cidade de Viamão, noRio Grande do Sul. Entre os anos de 2003 a 2008, na cidade de Joinville, foi Diretor do Instituto Joinvillense de Educação e Assistência e, ao mesmo tempo, pároco da Paróquia Santo Antonio. Em reconhecimento ao trabalho desempenhado, recebeu o título de cidadão honorário daquela cidade.

Em fevereiro de 2015, assumiu a direção do Instituto Educacional Dom Bosco de Guarapuava, e, nesta mesma data, foi empossado pároco da Paróquia São João Bosco. Enquanto diretor, conseguiu grandes feitos para a obra social e para a Paróquia: promoveu a unidade paroquial e a integração da Paróquia com o Instituto Educacional Dom Bosco; reacendeu o carisma salesiano, há tempos esquecido pelos fiéis e pelos membros das pastorais e movimentos, incentivou e animou os leigos no trabalho religioso, adotando uma nova sistemática de viver a fé, com a inclusão de momentos de lazer e oportunidades de convivência entre os leigos e também promoveu a visibilidade e o destaque do Instituto Educacional Dom Bosco e da Paróquia São João Bosco, no município de Guarapuava e no Estado do Paraná.

 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.