22/08/2023
Cotidiano

Pagodeiros e foliões ensaiam para que bateria saia no Carnaval em Guarapuava

imagem-67549

Integrantes do grupo de pagode Contemplação e pessoas da comunidade afinam os tamborins para colocar o bloco na rua durante a semana de Carnaval, em Guarapuava. Os ensaios estão acontecendo diariamente, quando o tempo permite, no Parque do Lago, a partir das 19 horas.

São pessoas que gostam de Carnaval e que buscam, principalmente, recuperar a folia realizada por blocos carnavalescos e escolas de samba que reuniam famílias na Rua XV de Novembro a partir da década de 50. É nessa década que a atualidade se reencontra com o passado. Os autores da iniciativa neste ano são os filhos do carnavalesco Josoel de Freitas, o Tuto, fundador da primeira escola de samba de Guarapuava, a “Vou ali e volto já”. Aliás, esse é o nome do bloco que vai ser puxado pela bateria “Já te aliso”, nome de outa escola de samba que Guarapuava teve.

A atual bateria deverá contar com 25 integrantes e vai sair nesta sexta feira (28), às 18 horas. “Vamos passar pela Rua XV de Novembro e vamos estar concentrados na Praça 9 de Dezembro”, disse Eduardo Freitas, um dos organizadores da bateria. As outras apresentações serão nos dias 2 e 4 de março, também às 18 horas. No dia 4 haverá a participação de membros de grupos da terceira idade.

“A nossa intenção é que as famílias nos prestigiem, levem as crianças fantasiadas para fazermos uma festa bonita e começar um movimento para que Guarapuava tenha carnaval de rua”.

A ideia dos organizadores é que empresas, entidades, grupos organizem blocos e se juntem a eles.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.