Pinhão – Duzentos atores estão ensaiando desde dezembro a encenação da Paixão de Cristo que acontece na sexta-feira, dia 10. Este ano a encenação será no Ginásio de Esportes Rubens Spengler (Ginasião), às 19:30 horas. A mudança do local ocorreu devido à possibilidade de chover no dia da apresentação e provocar o cancelamento do espetáculo. Por outro lado, o cenógrafo Pierry Ferrari explica que o Ginasião favorecerá a iluminação e a criação de efeitos. O público pode esperar muita dança e efeitos especiais, diz o cenógrafo.
Alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil_Peti, e da Fundação Bem Estar do Menor_Fubem também vão participar da encenação. O cenógrafo explica que cada tentação vivida por Cristo será representada por danças apresentadas por integrantes do Peti e da Fubem. A história será contada a partir do Horto das Oliveiras e contará com oito cenários, entre eles está a Santa Ceia, o Horto das Oliveiras e Castelo de Anás.
A procissão do senhor Morto sairá do Ginasião e segue até a igreja. Aos fiéis pede-se que levem velas, será a procissão de luzes. A ressureição ocorre às 6 horas da manhã de domingo, dia 12.
O coordenador da encenação é Edílson da Rosa, mais conhecido como Xirú, e a coreografia ficou por conta de Osvaldo Boeira da Cruz com o Grupo de Dança Adrenalina.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
De quinta para sexta-feira (dias 9 e 10) tem vigília na igreja Matriz;
Na sexta, 19h30, encenação da Paixão de cristo no Ginasião, em seguida a procissão do Senhor Morto segue até a igreja Matriz;
Sábado, dia 11, tem a benção do fogo e da água na Matriz;
Domingo, às 18 horas acontece a encenação da Ressureição de Cristo.
Santa Ceia
A Igreja Quadrangular também fará apresentações teatrais durante a semana santa. O pastor Antonio Urbano da Silva informa que haverá uma programação especial a partir de quinta-feira. Na quinta-feira, faremos a encenação da Santa Ceia, sexta-feira a Paixão de Cristo, no sábado, dois guardas permanecerão a porta do túmulo e no domingo a ressurreição de Jesus, explicou ele. Depois da morte e paixão de Cristo os fiéis devem fazer a adoração da cruz. No final dos quatro dias, cada pessoa poderá levar para casa uma cruz ungida com óleo bento, para abençoar o seu lar, disse o pastor.
O pastor Urbano convida toda a comunidade para assistir as apresentações programadas para quinta, sexta e sábado às 20 horas e no domingo às 19h30, na Igreja Quadrangular na Avenida Trifon Hanyscz.
Fonte: Fatos do Iguaçu