22/08/2023



Comunidade Cotidiano Guarapuava

‘Paixão de Cristo’ será no Domingo de Ramos em Guarapuava

Cerca de 400 pessoas da diocese estão envolvidas no espetáculo dia 14 de abril

PAIXÃO DE CRISTO

(Foto: Divulgação)

Este ano a novidade da encenação da Paixão de Cristo em Guarapuava está na data. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Diocese, em edições anteriores, o espetáculo era na Sexta Feira Santa, mas agora, com o intuito levar todas as pessoas a refletirem sobre o verdadeiro sentido da Semana Santa, optou-se por apresentar a Paixão de Cristo no Domingo de Ramos (14), período este que tem início a preparação para a Páscoa.

O elenco que participará da apresentação do espetáculo já iniciou os ensaios. De acordo com o diretor artístico, Jeverson Dranski, as rotinas são descentralizadas entre as paróquias onde são ensaiadas pequenas cenas, que são os núcleos. “São quatro núcleos de ensaio, e faltando cinco dias para o espetáculo, a gente junta as cenas e faz os ensaios gerais”.

Este ano, 250 atores amadores estarão em cena. “São pessoas da Diocese de Guarapuava, membros de pastoral, de movimentos da igreja e da comunidade religiosa das 13 paróquias além da catedral”. No total 400 pessoas estão envolvidas na apresentação que desde 2013 passou a ser promovida pela Diocese com apoio da prefeitura.

(Foto: Divulgação)

“A nossa orientação é fazer o espetáculo pelo sangue, pelas veias da comunidade. Temos desde crianças da catequese até homens e mulheres da terceira idade dos grupos de oração participando. É o povo de Deus envolvendo”.

A paróquia Nossa Senhora Aparecida, por meio do pároco padre Claudemir da Silveira Didek, ficou responsável pela parte artística do espetáculo que conta a saga da Paixão, Morte e Ressureição de Jesus.

(Foto: Divulgação)

Há 16 anos a apresentação emociona e atrai milhares de guarapuavanos. Além dos milagres, do sofrimento, da prisão e morte de Cristo, o espetáculo estará relacionado com a Campanha da Fraternidade 2019 que debate o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e tem como lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

“A Paixão de Cristo de 2019 falará abertamente sobre este assunto e pretende incutir nas mentes e nos corações de cada um sobre a importância da participação efetiva da população nas questões políticas e sociais em todas as esferas”, afirmou a assessoria da diocese.00

O espetáculo religioso Paixão de Cristo tem duração de cerca de 1h45 será no Domingo de Ramos (14), que antecede a festa da Páscoa, às 20h na pedreira da Praça da Fé. Para a maior comodidade dos espectadores, a recomendação é que as pessoas levem cadeiras para assistir a encenação.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo