O Sindicato Rural de Guarapuava sedia na quarta-feira (18), às 19 horas, no auditório da entidade, a palestra: Diagnóstico diferencial das doenças neurológicas dos bovinos no Estado do Paraná, que será ministrada pelo professor e médico veterinário Júlio Augusto Naylor Lisbôa.
O palestrante é coordenador de um projeto desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e financiado pelo CNPQ que há dois anos auxilia médicos veterinários a confirmarem diagnósticos neurológicos em bovinos no Estado.
Segundo Lisboa, o profissional pode relatar a ocorrência de doença neurológica ao projeto para realização das investigações necessárias e ainda a coleta de material. “O animal é enviado ao Hospital Veterinário da UEL ou de instituições de ensino parceiras do projeto, para darmos prosseguimento às pesquisas”, explica.
O evento, destinados a acadêmicos e médicos veterinários, tem o intuito de apresentar o relatório parcial das atividades do projeto e também divulgar o apoio que o projeto fornece aos profissionais, para detectar doenças. “O nosso objetivo é proporcionar ao profissional que trabalha a campo, uma chance maior de confirmação de diagnóstico”, completou Lisbôa.